segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinema na Galeria Iberê Camargo

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura no próximo dia 25 de março, às 19h, a exposição Cinema na Galeria, na Galeria Iberê Camargo (Usina do Gasômetro – térreo). A exposição, que tem o apoio da PUCRS, reúne quatro trabalhos de jovens diretores que exploram as diferentes possibilidades narrativas do cinema de forma pouco convencional: Avaca, de Gustavo Rosa de Moura; Início do Fim, de Gustavo Spolidoro; Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto; e Sobre um Dia Qualquer, de Leonardo Remor.

Ao optarem pela investigação de linguagem, os quatro curta-metragens selecionados para a exposição acabam dialogando diretamente com a videoarte, embora tenham sido originalmente concebidos como trabalhos de cinema. Esta migração – que tem dado origem a diferentes termos, como “cinema expandido”, “transcinema” ou “cinema de exposição” – é alvo de uma quantidade cada vez maior de estudos críticos e exposições em todo o mundo e vem sendo vista como a principal novidade artística na área do audiovisual em anos recentes.

Os filmes serão projetados alternadamente em duas paredes da Galeria Iberê Camargo, possibilitando ao público uma percepção distinta daquela experimentada pelos espectadores que venham a assistí-los numa sala de cinema tradicional.

SINOPSES DOS FILMES

Avaca, de Gustavo Rosa de Moura (Brasil, 2009, 12 minutos)

Em um matadouro do interior do Brasil, dois homens habilidosos “constroem” uma vaca. Curta-metragem assinado pelo diretor do documentário Cildo, exibido no último Festival de Gramado. Selecionado para o Festival de Rotterdam e para o Festival de Clermont-Ferrand, Avaca será exibido pela primeira vez em Porto Alegre.

Início do Fim, de Gustavo Spolidoro (Brasil, 2005, 6 minutos)

Sozinho em um prédio decadente, um homem vê o mundo à sua volta desmoronar. Curta-metragem premiado em diversos festivais, do diretor de Ainda Orangotangos.




Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto (Brasil, 2009, 13 minutos)

Um homem usando uma máscara de gás perambula por uma cidade cinzenta e vazia. Filme realizado como trabalho de conclusão do curso de cinema da PUCRS pela dupla de jovens diretores Bruno Carboni e Davi Pretto. Selecionado para o 20° Festival Internacional de Estocolmo e menção honrosa no Prêmio Revelação no 20° Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo.


Sobre um Dia Qualquer, de Leonardo Remor (Brasil, 2008, 16 minutos)

Uma operária rompe com seu cotidiano opressivo numa fábrica. Filme realizado por aluno do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.




A exposição Cinema na Galeria pode ser visitada até o dia 25 de abril, de terças a domingos, das 9h às 21h. A entrada é franca.

Nenhum comentário :

Postar um comentário