Ao longo de sua primeira década de atividades, a
A programação comemorativa ao décimo aniversário da
FILMES CONVIDADOS
Hunger, de Steve McQueen (Inglaterra, 2008, 110 minutos)
Homônimo do célebre astro hollywoodiano de Os Implacáveis e Fugindo do Inferno, o britânico Steve McQueen é uma estrela do circuito de arte internacional que em 2008 estreou no cinema com este elogiado filme de ficção, inspirado em fatos reais. Hunger recria as últimas semanas de vida do militante do Exército Irlandês de Libertação, Bobby Sands, que morreu na prisão em 1981, em consequência dos efeitos provocados por uma greve de fome. Vencedor de 28 prêmios em festivais internacionais, entre eles a Caméra d´Or no Festival de Cannes 2008.
Sessões nos dias 25 e 31 de maio, às 19h (exibição em 35mm, com legendas eletrônicas em português)
Afterschool, de Antônio Campos (EUA, 2008, 112 minutos)
Em seu longa de estreia, Antônio Campos acompanha um grupo de estudantes de uma escola de elite traumatizado pela trágica morte de duas colegas de classe. Depois de estrear seu curta Buy it Now no Festival de Cannes, o jovem diretor nova-iorquino participou da Residência de Cannes, onde escreveu o roteiro de Afterschool. Campos oferece um olhar original sobre um universo muito presente no cinema americano, em um filme duro, que dialoga com a obra de Gus van Sant e Larry Clark.
Sessões nos dias 28 e 30 de maio, às 19h (exibição em 35mm, com legendas eletrônicas em português)
Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2008, 120 minutos)
Com Cauã Reymond, João Miguel, Caroline Abras, Juliano Cazarré, Leandra Leal, Murilo Grossi e Tainá Muller.
Jornalista endividado (Cauã Reymond) envolve-se no submundo do crime, para ajudar uma dependente de drogas (Luiza Mariani) e seu filho. Belmonte usa as eleições presidenciais de 2006 como pano de fundo para este thriller urbano que, através de um apaixonante grupo de personagens, revela um retrato tocante da falta de perspectivas da juventude brasileira. Prêmio de melhor filme no Festival do Rio e no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
Única sessão no dia 4 de junho, às 19h, com a presença do diretor José Eduardo Belmonte e do ator Cauã Reymond (exibição em 35mm)
Meu Mundo em Perigo, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2007, 92 minutos)
Elogiado drama familiar, exibido com sucesso no Festival de Brasília em 2007, ainda inédito nos cinemas. O filme narra as aventuras de Elias, que batalha desesperadamente pela guarda do filho contra a ex-mulher. Com Eucir de Souza, Rosanne Mulholland, Milhem Cortaz e Wolney de Assis.
Única sessão no dia 5 de junho, às 19h (exibição em 35mm)
DIRETORES CONVIDADOS
José Eduardo Belmonte nasceu em 1970, em São Paulo. Aos quatro anos de idade, mudou-se para Brasília, onde formou-se em cinema pela UNB. Depois de assinar uma série de curtas premiados, estreou no formato longa em 2003, com Subterrâneos. Hoje radicado em São Paulo, Belmonte já acumula quatro longas no currículo. Além de A Concepção (2005), um dos títulos mais marcantes do cinema brasileiro recente, tem prontos Meu Mundo em Perigo (2007) e Se Nada Mais Der Certo (2008), ainda inéditos nos cinemas. Ambos os filmes serão apresentados por Belmonte na programação do 10º aniversário da
Antônio Campos
Natural de Nova York, dirigiu mais de 20 curtas-metragens e documentários. Formado em cinema pela Universidade de Nova York. depois de estrear o curta Buy it Now no Festival de Cannes, o jovem diretor, filho de pais brasileiros, participou da Residência de Cannes, onde escreveu o roteiro de Afterschool. O filme, sem previsão de lançamento no Brasil, participou da competição oficial do Festival de Cannes de 2008, onde foi recebido com entusiasmo pela crítica especializada.
Coquetel em comemoração
aos 10 anos da
Sala P. F. Gastal
no dia 25 de maio, às 19h,
seguido da exibição
do filme Hunger,
de Steve McQueen. Entrada franca.
Segunda exibição: dia 31 de maio, às 19h (com cobrança de ingresso).
Coquetel de pré-estréia do filme Afterschool, no dia 28 de maio, às 19h, com a presença do diretor Antônio Campos. Entrada franca.
Segunda exibição: dia 30 de maio, às 19h (com cobrança de ingresso)
Coquetel de pré-estréia do filme Se Nada Mais Der Certo, no dia 4 de junho, às 19h, com a presença do diretor José Eduardo Belmonte e do ator Cauã Reymond.
Única exibição. Entrada franca.
Exibição do filme Meu Mundo em Perigo, de José Eduardo Belmonte, no dia 5 de junho, às 19h.
Única exibição. Entrada franca
Nenhum comentário :
Postar um comentário