quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sala P. F. Gastal comemora 10 anos de atividade

Inaugurada em 25 de maio de 1999, com a exibição do filme Outras Estórias, de Pedro Bial, a Sala P. F. Gastal comemora na próxima segunda-feira seus dez anos de existência. Primeiro cinema municipal da cidade, construído e mantido com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, desde o início de sua trajetória o cinema localizado no terceiro andar da Usina do Gasômetro vem oferecendo aos porto-alegrenses uma programação diversificada, que procura resgatar o espírito da experiência cineclubista, tão marcante em nosso Estado. Inspirada pela figura do crítico de cinema Paulo Fontoura Gastal, que lhe empresta o nome, a Sala P. F. Gastal se consagrou como um tradicional espaço de divulgação do cinema brasileiro, das produções independentes, dos filmes clássicos, das cinematografias emergentes, do cinema europeu e latino-americano.

Ao longo de sua primeira década de atividades, a Sala P. F. Gastal recebeu convidados ilustres como Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Vladimir Carvalho, Fernando Solanas, Carlos Reichenbach, Sara Silveira, Andrea Tonacci, Jorge Furtado, Rogério Sganzerla, Helena Ignez, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Werner Schünemann, João Moreira Salles, Walter Carvalho, João Jardim, Carla Camuratti, Tata Amaral, Leona Cavalli, Laís Bodanzki, Kiko Goifman, Walmor Chagas, Lúcia Murat, Zuenir Ventura, Paulinho da Viola, Gerald Thomas, Lírio Ferreira, Carlos Gerbase, Guilherme de Almeida Prado, Domingos de Oliveira, Priscilla Rozembaum, Djalma Limongi Batista, Cláudio Assis, Karim Aïnouz, Elyseu Visconti, Esmir Filho, Cacá Diegues, Jonathan Caouette, Martín Sastre, Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, entre outros. Além de sua programação regular, o cinema da Usina do Gasômetro mantém com regularidade sessões fechadas para grupos que, de outra forma, dificilmente teriam acesso ao cinema. Através de parcerias com órgãos públicos como a FASC e a Secretaria Municipal de Educação ou com organizações não governamentais de diferentes naturezas, a Sala P. F. Gastal recebe a cada ano centenas de estudantes e espectadores em situação de vulnerabilidade social.

A programação comemorativa ao décimo aniversário da Sala P. F. Gastal inclui a exibição de dois longas estrangeiros e dois filmes brasileiros inéditos, e a presença de três convidados especiais, os cineastas Antônio Campos e José Eduardo Belmonte e o ator Cauã Reymond.

FILMES CONVIDADOS

Para marcar a passagem de seu 10º aniversário, a Sala P. F. Gastal selecionou quatro filmes inéditos (três deles ainda sem previsão de lançamento nos cinemas), que serão exibidos ao longo de duas semanas. Dois filmes estrangeiros, que vêm colecionando elogios desde a sua estréia no Festival de Cannes de 2008, e dois filmes brasileiros, assinados por José Eduardo Belmonte, um dos mais importantes autores do cinema brasileiro contemporâneo.

Hunger, de Steve McQueen (Inglaterra, 2008, 110 minutos)

Homônimo do célebre astro hollywoodiano de Os Implacáveis e Fugindo do Inferno, o britânico Steve McQueen é uma estrela do circuito de arte internacional que em 2008 estreou no cinema com este elogiado filme de ficção, inspirado em fatos reais. Hunger recria as últimas semanas de vida do militante do Exército Irlandês de Libertação, Bobby Sands, que morreu na prisão em 1981, em consequência dos efeitos provocados por uma greve de fome. Vencedor de 28 prêmios em festivais internacionais, entre eles a Caméra d´Or no Festival de Cannes 2008.

Sessões nos dias 25 e 31 de maio, às 19h (exibição em 35mm, com legendas eletrônicas em português)

Afterschool, de Antônio Campos (EUA, 2008, 112 minutos)

Em seu longa de estreia, Antônio Campos acompanha um grupo de estudantes de uma escola de elite traumatizado pela trágica morte de duas colegas de classe. Depois de estrear seu curta Buy it Now no Festival de Cannes, o jovem diretor nova-iorquino participou da Residência de Cannes, onde escreveu o roteiro de Afterschool. Campos oferece um olhar original sobre um universo muito presente no cinema americano, em um filme duro, que dialoga com a obra de Gus van Sant e Larry Clark.
Sessões nos dias 28 e 30 de maio, às 19h (exibição em 35mm, com legendas eletrônicas em português)

Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2008, 120 minutos)

Com Cauã Reymond, João Miguel, Caroline Abras, Juliano Cazarré, Leandra Leal, Murilo Grossi e Tainá Muller.

Jornalista endividado (Cauã Reymond) envolve-se no submundo do crime, para ajudar uma dependente de drogas (Luiza Mariani) e seu filho. Belmonte usa as eleições presidenciais de 2006 como pano de fundo para este thriller urbano que, através de um apaixonante grupo de personagens, revela um retrato tocante da falta de perspectivas da juventude brasileira. Prêmio de melhor filme no Festival do Rio e no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Única sessão no dia 4 de junho, às 19h, com a presença do diretor José Eduardo Belmonte e do ator Cauã Reymond (exibição em 35mm)

Meu Mundo em Perigo, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2007, 92 minutos)

Elogiado drama familiar, exibido com sucesso no Festival de Brasília em 2007, ainda inédito nos cinemas. O filme narra as aventuras de Elias, que batalha desesperadamente pela guarda do filho contra a ex-mulher. Com Eucir de Souza, Rosanne Mulholland, Milhem Cortaz e Wolney de Assis.

Única sessão no dia 5 de junho, às 19h (exibição em 35mm)


DIRETORES CONVIDADOS

José Eduardo Belmonte

José Eduardo Belmonte nasceu em 1970, em São Paulo. Aos quatro anos de idade, mudou-se para Brasília, onde formou-se em cinema pela UNB. Depois de assinar uma série de curtas premiados, estreou no formato longa em 2003, com Subterrâneos. Hoje radicado em São Paulo, Belmonte já acumula quatro longas no currículo. Além de A Concepção (2005), um dos títulos mais marcantes do cinema brasileiro recente, tem prontos Meu Mundo em Perigo (2007) e Se Nada Mais Der Certo (2008), ainda inéditos nos cinemas. Ambos os filmes serão apresentados por Belmonte na programação do 10º aniversário da Sala P. F. Gastal.


Antônio Campos

Natural de Nova York, dirigiu mais de 20 curtas-metragens e documentários. Formado em cinema pela Universidade de Nova York. depois de estrear o curta Buy it Now no Festival de Cannes, o jovem diretor, filho de pais brasileiros, participou da Residência de Cannes, onde escreveu o roteiro de Afterschool. O filme, sem previsão de lançamento no Brasil, participou da competição oficial do Festival de Cannes de 2008, onde foi recebido com entusiasmo pela crítica especializada.


Programação

Coquetel em comemoração
aos 10 anos da

Sala P. F. Gastal

no dia 25 de maio
, às 19h,
seguido da exibição
do filme Hunger
,
de Steve McQueen. Entrada franca.

Segunda exibição: dia 31 de maio, às 19h (com cobrança de ingresso).






Coquetel de pré-estréia do filme Afterschool, no dia 28 de maio, às 19h, com a presença do diretor Antônio Campos. Entrada franca.

Segunda exibição: dia 30 de maio, às 19h (com cobrança de ingresso)




Coquetel de pré-estréia do filme Se Nada Mais Der Certo, no dia 4 de junho, às 19h, com a presença do diretor José Eduardo Belmonte e do ator Cauã Reymond.

Única exibição. Entrada franca.





Exibição do filme Meu Mundo em Perigo, de José Eduardo Belmonte, no dia 5 de junho, às 19h.

Única exibição. Entrada franca

Nenhum comentário :

Postar um comentário