segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Centenário do Cinema Polonês em exibição

A Sala P. F. Gastal recebe a partir da próxima semana a mostra 100 Anos da Cinematografia Polonesa, evento que marca o centenário da produção cinematográfica naquele país, trazendo a Porto Alegre uma antologia de 14 títulos importantes do cinema polonês. A mostra tem coquetel de abertura oficial na terça-feira, dia 5 de maio, às 19 horas, seguido da exibição do filme Jasminum, de Jan Jakub Kolski. A partir de sexta_feira, dia 8 de maio, a mostra ganha três sessões diárias. O coquetel de abertura contará com as presenças do Embaixador da Polônia no Brasil, Sr. Jacek Kisielewcki, e da Cônsul-Geral da Polônia no Brasil, Sra. Dorota Barys, além de diversas outras autoridades.

cartaz do filme Interrogatório

Pouco conhecida no Brasil, a escola de cinema polonês, com a sua sede inconfundível na cidade de Lodz, torna-se um aporte muito importante à cinematografia européia. Além de nomes conhecidos oriundos dessa escola (como Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowski), o cinema polonês conta com outros diretores, roteiristas e atores não menos importantes e talentosos. A presente mostra não inclui obras que estiveram no circuito comercial brasileiro, como A Trilogia das Cores, de Krzysztof Kieslowski, O Pianista, de Roman Polanski, ou Katyn, de Andrzej Wajda. Os filmes selecionados representam algumas das mais importantes tendências da cinematografia polonesa no decorrer dos últimos cem anos, assinadas por diretores de prestígio internacional, com o já citado Andrzej Wajda, Jerzy Kawalerowicz e Krzysztof Zanussi. Os 14 filmes propostos são um fragmento relevante na história da Polônia e trazem abordagens bastante distintas, que vão do romance aos dramas político-sociais que participaram do processo de redemocratização do país nas últimas décadas do século XX. Entre os inúmeros destaques da programação estão obras como as superproduções O Faraó, de Jerzy Kawalerowicz (diretor de Madre Joana dos Anjos), e Terra Prometida, de Andrzej Wajda, e o drama polítco O Interrogatório, que deu à atriz Krystyna Janda a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cannes em 1990. Produzido em 1982, o filme permaneceu proibido na Polônia até 1989, após a queda dos regimes comunistas do Leste Europeu. Nunca lançado no Brasil, o filme é um violento ataque à máquina de tortura stalinista e oferece a Janda a oportunidade de realizar uma das performances mais impressionantes da história do cinema como Tônia, uma atriz de teatro que é presa injustamente e sofre todas as formas de tortura pela polícia comunista.

A mostra 100 Anos da Cinematografia Polonesa é organizada através de parceria entre o Instituto Polonês de Arte Cinematográfica, Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia, Filmoteca Nacional da Polônia, Embaixada da República da Polônia no Brasil e Consulado da República da Polônia em Curitiba, e conta em Porto Alegre com o apoio do Studio Clio e da Secretaria Municipal da Cultura, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia.

SINOPSE DOS FILMES

O Homem Obstinado (Mocny Czlowiek, 1929, 78 minutos, mudo)
Direção: Henryk Szaro.

Henryk Bielecki é um tipo de homem obstinado, que vai atrás da glória e do dinheiro a qualquer preço. Falsifica um cheque para editar sob o próprio nome os manuscritos do amigo, que matou. Mas o amor vence até a sedução da glória e da riqueza obtida a custos da ruína dos outros. Henryk renasce moralmente, sentindo a miséria do próprio comportamento, quando conhece Nina. Infelizmente perde a luta com a própria consciência e comete suicídio. Para este filme recentemente restaurado, a música foi composta por um dos mais conhecidos artistas poloneses, Maciej Maleńczuk.

Tchau, Até Amanhã (Do Widzenia, Do Jutra, 1960, 80 minutos).
Direção: Janusz Morgenstern.

Ambientado no meio teatral, o encontro romântico do polonês Jacek e da francesinha Margueritte dá origem a um relato de estilo livre, muito próximo dos filmes da Nouvelle Vague, que dava então os seus primeiros passos. Jacek é interpretado pelo ator Zbigniew Cybulski, protagonista do clássico Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wajda, considerado o James Dean polonês. Cybulski morreu tragicamente em 1967, em um acidente de trem, com apenas 40 anos.

O Faraó (Faraon, 1966, 175 minutos).
Direção: Jerzy Kawalerowicz.

No antigo Egito, a luta de Ramsés XIII contra o poder dos sacerdotes, a quem o jovem faraó responsabiliza pelo declínio do país, em filme de produção suntuosa. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1967, depois de ser apresentado com sucesso no Festival de Cannes em 1966.

Terra Prometida (Ziemia Obiecana, 1974, 179 minutos).
Direção: Andrzej Wajda.

O jovem engenheiro polonês Karol Borowiecki trabalha numa fábrica sonhando com o seu próprio negócio, igual a seus amigos - Moryc Welt, jovem comerciante judeu e Maks Baum, um alemão, filho do proprietário de uma velha tecelagem. Todos querem realizar seus sonhos aproveitando a notícia do aumento dos impostos sobre o algodão. Esta tarefa está ficando difícil com a resistência dos fabricantes de Lodz, que estão com medo da concorrência e com a reação do velho Zucker que ficou sabendo do romance de Karol com sua esposa. A fábrica, sem seguro, pega fogo e os três amigos caem na falência. Karol Borowiecki atinge seu objetivo através do casamento com a filha do milionário alemão e a total resignação aos ideais da juventude.

Hotel Pacífico (Zaklete Rewiry, 1975, 95 minutos). Direção: Janusz Majewski.
Baseado em romance do início do século XIX, de Tadeusz Kurtyk, conhecido como Henryk Worcell. Um grande restaurante dos anos 30 apresentado pelo lado “da cozinha”. O jovem Roman começa a trabalhar como um lavador de pratos. Para progredir, precisará não somente trabalhar duro, mas suportar a dor, humilhações e t
omar decisões difíceis.

Mimetismo (Barwy Ochronne, 1976, 96 minutos).
Direção: Krzysztof Zanussi.

Um dos mais importantes filmes do movimento conhecido como "cinema da inquietação moral”, trata do problema do conformismo da intelectualidade polonesa, a partir dos conflitos entre alunos e professores em um campus universitário.

O Interrogatório (Przesluchanie, 1982, 111 minutos).
Direção: Ryszard Bugajski.m obstinado


Definido pelo governo de então como ”o filme mais anticomunista da história da Polônia socialista". Como resultado da pressão do governo, o diretor Ryszard Bugajski se viu obrigado a deixar a Polônia, Antonina Dziwisz, atriz de classe média, vai com o seu grupo itinerante realizando espetáculos para grupos de trabalhadores e em pequenos vilarejos. Acaba na prisão porque precisam de alguém para acusar um colega do grupo. Agredida, torturada e maltratada psicologicamente, não desiste. Atinge o ápice da depressão somente quando o marido, propositalmente confundido pelas autoridades, pede a separação. Sai da prisão depois da morte de Stalin e retira sua filha do orfanato, que tem como pai um dos perseguidores de sua mãe.

Sexmissão (Seksmisja, 1983, 116 minutos).
Direção: Juliusz Machulski.

Esta obra lançada em pleno regime comunista é uma comédia genial encenada em um ambiente futurista, com breves cenas que fazem até mesmo lembrar a pornochanchada brasileira, mas esta obra é bem mais que isso. Sob a aparência de uma sátira ao feminismo, o filme é sobretudo uma inteligente e sutil crítica aos regimes totalitários. Maks e Albert, voluntários em um experimento de hibernação, acordam em 2044 em um mundo subterrâneo, sendo os únicos homens sobreviventes, depois que o gene masculino foi exterminado acidentalmente em uma guerra nuclear. Agora, estas duas cobaias masculinas encontradas em uma escavação arqueológica irão provocar muita confusão neste mundo só de mulheres.

A Dívida (Dlug, 1999, 97 minutos).
Direção: Krzysztof Krauze.

Baseado em fatos verídicos, este filme retrata a trágica história de dois jovens, Adam e Stefan, sócios nos planos de abrir um negócio promissor. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso para obter um financiamento, têm um encontro casual com Gerard, velho colega de Stefan, que se oferece para levantar tais fundos. Mas de um simpático colega, Gerard vira um frio agiota que mudará para sempre a vida destes dois rapazes, bem como a sua própria.

O Meirinho (Komornik, 2005, 93 minutos).
Direção: Feliks Falk.

Lucian Bohme, um jovem oficial de justiça, eficiente e inflexível, de maneira quase cruel executa os seus mandados em uma zona pobre e com grande número de desempregados, causando medo e raiva. Lucian está demais ocupado com sua carreira para dar atenção aos sentimentos e dores alheias. Sua eficácia lhe traz lucros significativos, mas também a inveja. A insensibilidade de Lucian termina quando por sua causa, um jovem se suicida no saguão do Tribunal e uma antiga paixão cruza a sua vida. Abalado, resolve distribuir para as pessoas que feriu o dinheiro recebido de um suborno.

Jasminum (Jasminum, 2006, 107 minutos).
Direçã
o: Jan Jakub Kolski.

O mundo em um mosteiro do século XVII no limiar entre a realidade e o conto de fadas. Três irmãos exalam aromas: de azereiro, de ameixa e de cereja. O abade acredita que um deles é um santo previsto em uma antiga profecia. Os aromas exalados pelos sacerdotes têm o poder de acordar nas pessoas uma louca paixão. Um dia no mosteiro, aparece Natasha - uma jovem restauradora de arte com uma filha de cinco anos, Eugênia (Guênia). Natasha restaura as obras e compõe os aromas. Ela consegue achar na lenda do mosteiro a chave do aroma afrodisíaco. Depois da saída de Natasha e Guênia, acontecerá um milagre no mosteiro, mas diferente do esperado pelo abade.

Praça do Salvador (Plac Zbawiciela, 2006, 107 minutos).
Direção: Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze.

Drama familiar baseado em fatos reais. Beata e Bartek Zieliński, pais de dois filhos, se mudam para a casa da mãe de Bartek, Sra. Teresa. Dedicaram todas as suas economias para a compra de um apartamento, mas a construtora faliu e o apartamento foi tomado pelo banco. Os Zieliński agora endividados e sem o sonhado apartamento, vivem do salário de Bartek e de sua mãe Teresa. Beata largou os estudos quando ficou grávida e agora não consegue encontrar um emprego. Teresa, que criou um filho mimado e irresponsável, não esconde a sua aversão pela nora e defende-o mesmo quando este, depois de espancar a esposa, deixa Beata e os filhos para ir viver com a amante. Teresa tenta salvar a situação somente quando Beata cai em depressão profunda, mas já é tarde demais.

Truques (Sztuczki, 2007, 95 minutos).
Direção: Andrzej Jakimowski.

Filme baseado em motivos autobiográficos. Stefek, um menino de 6 anos, e sua irmã Elka, de 17 anos, acreditam que o destino desafortunado pode ser conduzido através de truques. O pai de Stefek abandonou sua mãe por outra mulher. O menino desafia o destino. Acha que uma cadeia de acontecimentos provocados por ele vai aproximá-lo do pai. Elka lhe ensina como ”subornar” o destino com pequenas oferendas. Mas no momento decisivo as crianças não têm nada valioso para oferecer.

Leidis (Lejdis, 2008, 134 minutos).
Direção: Tomasz Konecki.

Ambientada na cidade grande, esta comédia gira em torno da vida íntima de quatro mulheres e suas relações com os homens. Amigas desde a infância, mantém desde então o costume de realizar o Réveillon em pleno verão*, quando dividem os sonhos para o ano novo. A vontade de ter um filho, ter seios maiores, casar ou ser uma eterna solteira, são alguns destes sonhos que, acompanhados de um enredo de traição, paquera, absurdo e sobretudo muito amor, desvendarão um pouco do mistério feminino.

*Na Polônia o Réveillon é no inverno.

GRADE DE HORÁRIOS

5 de maio (terça-feira)

19h – Coquetel de abertura, seguido da exibição de Jasminum (107 minutos)

8 de maio (sexta-feira)

15h – Jasminum (107 minutos)
17h – O Meirinho (93 minutos)
19h – Projeto Raros (The Thing with Two Heads)

9 de maio (sábado)

15h – O Meirinho (93 minutos)
17h – Leidis (134 minutos)
19h15min – A Dívida (97 minutos)

10 de maio (domingo)

15h – Leidis (134 minutos)
17h15min – Truques (95 minutos)
19h – Praça do Salvador (107 minutos)

12 de maio (terça-feira)

15h – A Dívida (97 minutos)
17h – Sexmissão (116 minutos)
19h – O Interrogatório (111 minutos)

13 de maio (quarta-feira)

15h – Truques (95 minutos)
17h – Mimetismo (96 minutos)
19h – Hotel Pacífico (95 minutos)

14 de maio (quinta-feira) (apenas duas sessões, em virtude da longa duração dos filmes)

15h – Terra Prometida (179 minutos)
1
8h – O Faraó (175 minutos)

15 de maio (sexta-feira)

15h – Praça do Salvador (107 minutos)
17h – Tchau, Até Amanhã (80 minutos)
19h – O Homem Obstinado
(78 minutos)

16 de maio (sábado)

15h – Sexmissão (116 minutos)
17h – O Interrogatório (111 minutos)
19h – Mimetismo (96 minutos)

17 de maio (domingo)

15h – Hotel Pacífico (95 minutos)
17h – Tchau, Até Amanhã (80 minutos)
19h – Terra Prometida (179 minutos)

Um comentário :

  1. keep posting like this it’s really very good idea, you are awesome!

    paxil

    ResponderExcluir