segunda-feira, 9 de março de 2009

SALA P. F. GASTAL SEGUE EXIBINDO FILMES DE HERMANO PENNA


SALA P. F. GASTAL SEGUE EXIBINDO FILMES DE HERMANO PENNA

A Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro - 3º andar) segue exibindo na próxima semana o filme Olho de Boi, de Hermano Penna. Vencedor do Kikito de melhor ator para Gustavo Machado e melhor roteiro (assinado por Marcos Cesana) no Festival de Gramado em 2007, o filme teve uma passagem relâmpago nos cinemas de Porto Alegre no final de 2008, e agora ganha uma nova oportunidade para encontrar seu público.

Olho de Boi transpõe a tradição da tragédia grega para o sertão profundo do Brasil. Ao mesmo tempo em que faz uma livre adaptação da tragédia Édipo Rei, de Sófocles, o filme também explora o território geográfico e literário onde habitam os personagens do mestre Guimarães Rosa. O filme marca a primeira experiência de Hermano Penna na direção de um roteiro que não foi escrito por ele. A trama acompanha o drama de Modesto (Genézio de Barros) e seu protegido Cirineu (Gustavo Machado), dois peões de fazenda que se embrenham no sertão em busca de vingança. Modesto sofre com a suspeita trazida pela revelação que Cirineu lhe faz. Sua mulher Evangelina (Angelina Muniz) o está traindo com seu próprio irmão. Fato ou não, o ódio, a mágoa, o ciúme e o amor formam um amálgama de sentimentos que confundem a razão e cegam a verdade. Tudo está refletido no olho escuro de um boi e no olhar cego de um Deus mudo.

Olho de Boi está em cartaz nas sessões das 15:00 e 19:00. Já na sessão das 17:00, o público pode ver o filme mais conhecido de Penna, Sargento Getúlio.

Em sua estréia no longa-metragem, Hermano Penna toma como base o romance Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro. Premiado nos festivais de Gramado e Locarno, na Suíça, o filme é ambientado na década de 1940 e promove uma reflexão sobre o poder político e as relações entre opressor e oprimido. Na companhia do motorista Amaro, o sargento Getúlio (Lima Duarte) deve transportar um preso político do interior da Bahia até Aracaju, no Sergipe. Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de libertar o preso. Inconformado com a situação, passa a ver no cumprimento da missão a única razão de sua existência.

Olho de Boi. Brasil, 2007. Direção de Hermano Penna. Com Gustavo Machado, Genézio de Barros e Angelina Muniz. Colorido. Duração: 72 minutos.

Sargento Getúlio. Brasil, 1983. Duração: 85 minutos. Direção de Hermano Penna. Com Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira e Flávio Porto.

SALA P. F. GASTAL

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 10 a 15 de março de 2009

Terça-feira (10 de março)

15:00 – Olho de Boi

17:00 – Sargento Getúlio

19:00 – Olho de Boi

Quarta-feira (11 de março)

15:00 – Olho de Boi

17:00 – Sargento Getúlio

19:00 – Olho de Boi

Quinta-feira (12 de março)

15:00 – Olho de Boi

17:00 – Sargento Getúlio

19:00 – Olho de Boi

A partir de sexta-feira, dia 13 de março, a Sala P. F. Gastal recebe a programação do 5º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, que será divulgada no início da próxima semana, mas Olho de Boi permanece em uma sessão.



Nenhum comentário :

Postar um comentário