quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"BREVE EM NENHUM CINEMA" E "LEMBRANÇAS DE MAYO" NA SALA P.F GASTAL


Nesta quinta-feira, às 20h, a Sala P.F.Gastal exibe dentro da mostra "A Vingança dos Filmes B", dois filmes inéditos nas telas da cidade, o curta mineiro "Lembranças de Mayo", de Flávio C. von Sperling, e o longa "Breve em Nenhum Cinema", de Kiko Dinucci.
"Dez anos depois de seu primeiro filme, Dança das Cabaças - Exu no Brasil, Kiko Dinucci volta a fazer cinema. Desta vez, narra as desventuras de dois personagens perdidos no tempo que procuram por salas de cinema em pleno centro de São Paulo.
As salas de cinema foram, durante o século XX, o principal evento social da cidade. A popularidade da TV nos anos 60/70, do vídeo cassete e dos Shopping Centers nos anos 80, somada à decadência e violência urbana, fizeram com que os cinemas do centro perdessem público e fossem praticamente extintos.
O filme de Kiko nos mostra uma São Paulo destruída por um urbanismo gentrificador. Stallone Cobra, interpretado pelo artista plástico e compositor Eduardo Climachauska, encarna o encontro da decadência do cinema hollywoodiano com a decadência da cidade, age como um brutal mocinho de filme de ação, mas se defronta com uma realidade dura e sem romantismo. Kazuo, interpretado por Kazuo Ota, é um japonês natural de Tokyo à procura dos cinemas dedicados à colônia japonesa do bairro da Liberdade e não encontra as salas que conheceu em outros tempos.
Feito sem roteiro e com takes totalmente improvisados, Breve Em Nenhum Cinema nos remete ao cinema feito no fim dos anos 60 na Boca do Lixo. A personagem de Climachauska lembra fisicamente o diretor Ozualdo Candeias e, pelo seu comportamento selvagem, poderia habitar os filmes de Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci, José Agripino de Paula e José Mojica Marins.
Breve Em Nenhum Cinema é uma aventura sobre a morte das grandes cidades e uma reflexão sobre os rumos catastróficos que o espaço urbano de São Paulo tem tomado."
O curta-metragem "Lembranças de Mayo", de Flávio C. von Sperling, é uma homenagem ao cinema da Boca do Lixo, e tem no elenco dois ícones do cinema paulista dos anos 70 e 80, a musa Nicole Puzzi, e o diretor Cláudio Cunha (falecido em abril deste ano), um dos mais lendários realizadores da Boca.   "Lembranças de Mayo" venceu o prêmio de melhor curta nacional no VIII Janela Internacional de Cinema de Recife. 
Lembranças de Mayo

Nenhum comentário :

Postar um comentário