Prezados,
A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar)
entra em recesso a partir desta terça-feira, 16 de dezembro. A reabertura
acontece em fevereiro de 2015.

O ANO DA P.F. GASTAL
2014 foi um ano maravilhoso e movimentado na Sala P. F.
Gastal. Tivemos uma resposta incrível do público nas mostras, exibições
especiais, nos filmes que colocamos em cartaz e em outros eventos que
atravessaram o nosso 15º ano de vida.
De março a
dezembro, conhecemos os documentários do cambojano Rithy Panh e do chinês Wang
Bing; descobrimos as pérolas sessentistas da Nouvelle Vague Tcheca, as
novidades do cinema dinamarquês, o humor sofisticado
do francês Pierre Étaix, a elegância do clássico alemão Helmut Käutner,
comemoramos os 40 anos de filmes seminais do cinema americano: Uma Mulher Sob
Influência, de John Cassavetes, O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper, e
O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma.
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Helena Ignez e Marcus Mello |
Também
foram muitas as sessões memoráveis com a presença de realizadores, atores e
nomes que fizeram a história do cinema brasileiro. Helena Ignez trouxe a cópia
restaurada de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla; Wolf Gauer e a atriz
Marlise Saueressig apresentaram o raro e histórico Os Mucker; João Silvério
Trevisan exibiu seu Orgia ou o Homem que Deu Cria pela primeira vez na cidade;
toda a equipe comemorou os 30 anos de um dos marcos do cinema gaúcho, Verdes
Anos; a montadora Cristina Amaral exibiu em primeira mão o novo filme de Andrea
Tonacci, Já Visto Jamais Visto.
Isso
tudo sem contar as inúmeras exibições e lançamentos de filmes gaúchos, de todos
os formatos, bitolas e durações, reforçando o compromisso da P. F. Gastal com a
difusão do cinema realizado no Rio Grande do Sul.
Cães Errantes |
Em
cartaz, exibimos com exclusividade algumas das obras mais impactantes do cinema
contemporâneo, como Cães Errantes, de Tsai Ming-liang, Educação Sentimental, de
Julio Bressane, Na Neblina, de Sergei Loznitsa, O Estranho Caso de Angélica, de
Manoel de Oliveira, A Batalha de Solferino, de Justine Triet, Cortinas Fechadas,
de Jafar Panahi, além das cópias restauradas da obra-prima Era uma Vez em
Tóquio, de Yasujiro Ozu, e dos dois primeiros filmes de Leos Carax, Boy Meets
Girl e Sangue Ruim.

A SESSÃO
PLATAFORMA seguiu atualizando a cinefilia porto-alegrense com filmaços sem
distribuição no Brasil, como Manakamana, de Stephanie Spray e Pacho Velez;
Viola, de Matías Piñeiro, A Gatinha Esquisita, de Ramon Zurcher, e a mais nova
obra-prima do português Pedro Costa, Cavalo Dinheiro.
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Cavalo Dinheiro_um dos destaques da Sessão Plataforma |
A SESSÃO
AURORA manteve vivo o espírito cineclubista com sessões e debates antológicos de
filmes como French Cancan, de Jean Renoir, O Comboio do Medo, de William
Friedkin, e O Vício de Abel Ferrara, além de promover as primeiras exibições em
Porto Alegre de A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau, e dos últimos
filmes que Eduardo Coutinho finalizou, Sobreviventes de Galileira e A Família de
Elizabeth Teixeira.
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A Garota de Lugar Nenhum |
O já
tradicional PROJETO RAROS seguiu com a missão de exibir filmes obscuros de
cinematografias menos conhecidas, como o canadense Les Bons Débarras, de Francis
Mankiewicz, o senegalês A Viagem da Hiena, de Djibril Diop Mambety, Nós Vamos Te
Comer, de Tsui Hark, produzido em Hong Kong, além do surrealismo japonês de
Shuji Terayama e a política cinematográfica de Jean-Luc Godard e Anne Marie
Miéville.
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Nós Vamos te Comer |
Recebemos as crianças e os adolescentes dentro dos
projetos do PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL, como o Festival Escolar e a
mostra Olhares da Escola, com filmes realizados pelos alunos da rede municipal
sendo exibidos e debatidos na sala escura.
Escritos de Alfabetização Audiovisual |
Também
recebemos mostras e festivais, como o DIÁLOGO DE CINEMA, que apresentou um
panorama bem rico da produção de curta-metragem brasileira, além de promover a
primeira sessão de Castanha, de Davi Pretto, em Porto Alegre; o CINE ESQUEMA
NOVO, que nos trouxe a obra em 16mm do maldito Jack Smith, os curtas de Isabell
Spengler, Ken Jacobs e Matthias Müller e outras experiências radicais, além de
diversos longas-metragens contemporâneos brasileiros; A VINGANÇA DOS FILMES B,
com uma seleção cuidadosa do melhor do cinema de gênero produzido no Brasil; a
9ª edição da Mostra CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL, que exibiu
longas e curtas latino-americanos, e uma homenagem ao cinema de Lúcia Murat; o
CINEPOLÍTICO, com sessões e debates sobre os 50 anos do Golpe Militar; e o 9º
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO RS, com uma seleção de filmes contemporâneos
e uma retrospectiva do alemão Christian Petzold.
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Pré-estreia de Castanha |
Importante citar os dois grandes parceiros que tivemos
neste ano, fundamentais para viabilizarmos várias mostras e sessões: o
Goethe-Institut Porto Alegre e a Cinemateca da Embaixada da França.
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Normal Love_Jack Smith |
Agradecemos a todos que vieram, debateram e participaram
de alguma forma deste ano especial. Pra terminar, a lista de países que tiveram
seu cinema na tela da Sala P. F. Gastal em 2014. Ano que vem tem
mais!
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The Dark Side of Oz |
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Wang Bing_Três Irmãs |
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