Prezados, 
A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) 
entra em recesso a partir desta terça-feira, 16 de dezembro. A reabertura 
acontece em fevereiro de 2015.  

O ANO DA P.F. GASTAL
2014 foi um ano maravilhoso e movimentado na Sala P. F. 
Gastal. Tivemos uma resposta incrível do público nas mostras, exibições 
especiais, nos filmes que colocamos em cartaz e em outros eventos que 
atravessaram o nosso 15º ano de vida.
De março a 
dezembro, conhecemos os documentários do cambojano Rithy Panh e do chinês Wang 
Bing; descobrimos as pérolas sessentistas da Nouvelle Vague Tcheca, as 
novidades do cinema dinamarquês, o humor sofisticado 
do francês Pierre Étaix, a elegância do clássico alemão Helmut Käutner, 
comemoramos os 40 anos de filmes seminais do cinema americano: Uma Mulher Sob 
Influência, de John Cassavetes, O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper, e 
O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma. 
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| Helena Ignez e Marcus Mello | 
Também 
foram muitas as sessões memoráveis com a presença de realizadores, atores e 
nomes que fizeram a história do cinema brasileiro. Helena Ignez trouxe a cópia 
restaurada de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla; Wolf Gauer e a atriz 
Marlise Saueressig apresentaram o raro e histórico Os Mucker; João Silvério 
Trevisan exibiu seu Orgia ou o Homem que Deu Cria pela primeira vez na cidade; 
toda a equipe comemorou os 30 anos de um dos marcos do cinema gaúcho, Verdes 
Anos; a montadora Cristina Amaral exibiu em primeira mão o novo filme de Andrea 
Tonacci, Já Visto Jamais Visto. 
Isso 
tudo sem contar as inúmeras exibições e lançamentos de filmes gaúchos, de todos 
os formatos, bitolas e durações, reforçando o compromisso da P. F. Gastal com a 
difusão do cinema realizado no Rio Grande do Sul. 
| Cães Errantes | 
Em 
cartaz, exibimos com exclusividade algumas das obras mais impactantes do cinema 
contemporâneo, como Cães Errantes, de Tsai Ming-liang, Educação Sentimental, de 
Julio Bressane, Na Neblina, de Sergei Loznitsa, O Estranho Caso de Angélica, de 
Manoel de Oliveira, A Batalha de Solferino, de Justine Triet, Cortinas Fechadas, 
de Jafar Panahi, além das cópias restauradas da obra-prima Era uma Vez em 
Tóquio, de Yasujiro Ozu, e dos dois primeiros filmes de Leos Carax, Boy Meets 
Girl e Sangue Ruim. 

A SESSÃO 
PLATAFORMA seguiu atualizando a cinefilia porto-alegrense com filmaços sem 
distribuição no Brasil, como Manakamana, de Stephanie Spray e Pacho Velez; 
Viola, de Matías Piñeiro, A Gatinha Esquisita, de Ramon Zurcher, e a mais nova 
obra-prima do português Pedro Costa, Cavalo Dinheiro.
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| Cavalo Dinheiro_um dos destaques da Sessão Plataforma | 
 A SESSÃO 
AURORA manteve vivo o espírito cineclubista com sessões e debates antológicos de 
filmes como French Cancan, de Jean Renoir, O Comboio do Medo, de William 
Friedkin, e O Vício de Abel Ferrara, além de promover as primeiras exibições em 
Porto Alegre de A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau, e dos últimos 
filmes que Eduardo Coutinho finalizou, Sobreviventes de Galileira e A Família de 
Elizabeth Teixeira. 
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| A Garota de Lugar Nenhum | 
O já 
tradicional PROJETO RAROS seguiu com a missão de exibir filmes obscuros de 
cinematografias menos conhecidas, como o canadense Les Bons Débarras, de Francis 
Mankiewicz, o senegalês A Viagem da Hiena, de Djibril Diop Mambety, Nós Vamos Te 
Comer, de Tsui Hark, produzido em Hong Kong, além do surrealismo japonês de 
Shuji Terayama e a política cinematográfica de Jean-Luc Godard e Anne Marie 
Miéville. 
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| Nós Vamos te Comer | 
Recebemos as crianças e os adolescentes dentro dos 
projetos do PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL, como o Festival Escolar e a 
mostra Olhares da Escola, com filmes realizados pelos alunos da rede municipal 
sendo exibidos e debatidos na sala escura. 
| Escritos de Alfabetização Audiovisual | 
Também 
recebemos mostras e festivais, como o DIÁLOGO DE CINEMA, que apresentou um 
panorama bem rico da produção de curta-metragem brasileira, além de promover a 
primeira sessão de Castanha, de Davi Pretto, em Porto Alegre; o CINE ESQUEMA 
NOVO, que nos trouxe a obra em 16mm do maldito Jack Smith, os curtas de Isabell 
Spengler, Ken Jacobs e Matthias Müller e outras experiências radicais, além de 
diversos longas-metragens contemporâneos brasileiros; A VINGANÇA DOS FILMES B, 
com uma seleção cuidadosa do melhor do cinema de gênero produzido no Brasil; a 
9ª edição da Mostra CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL, que exibiu 
longas e curtas latino-americanos, e uma homenagem ao cinema de Lúcia Murat; o 
CINEPOLÍTICO, com sessões e debates sobre os 50 anos do Golpe Militar; e o 9º 
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO RS, com uma seleção de filmes contemporâneos 
e uma retrospectiva do alemão Christian Petzold. 
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| Pré-estreia de Castanha | 
Importante citar os dois grandes parceiros que tivemos 
neste ano, fundamentais para viabilizarmos várias mostras e sessões: o 
Goethe-Institut Porto Alegre e a Cinemateca da Embaixada da França. 
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| Normal Love_Jack Smith | 
Agradecemos a todos que vieram, debateram e participaram 
de alguma forma deste ano especial. Pra terminar, a lista de países que tiveram 
seu cinema na tela da Sala P. F. Gastal em 2014. Ano que vem tem 
mais!
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| The Dark Side of Oz | 
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| Wang Bing_Três Irmãs | 











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