quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Joias do cinema dinamarquês




A partir de terça-feira, 23 de setembro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe a mostra Joias do Cinema Dinamarquês, com seis destaques da produção contemporânea do país escandinavo. Com projeção em DVD e blu-ray, o ciclo é uma realização do Instituto Cultural da Dinamarca e tem curadoria do Cine Joia, do Rio de Janeiro. O documentário Hélio Oiticica segue em exibição, na sessão das 15h.

Entre os filmes, pouco exibidos no Brasil e inéditos em Porto Alegre, estão obras premiadas como Uma Família, de Pernille Fischer Christensen, vencedor do prêmio da crítica no Festival de Berlim de 2010 e Fraternidadede Nicolo Donato, melhor filme do Festival de Roma de 2009. Os únicos dois longas de Martin Zandvliet, um dos jovens talentos do cinema dinamarquês, Aplauso e Um Homem Engraçado, a cinebiografia de um grande comediante local, enorme sucesso de público e crítica no país, também serão exibidos no ciclo, que ainda apresenta Esta Vida, de Anne-Grethe Bjarup Riis, história baseada em fatos reais do período da ocupação nazista na Segunda Guerra, e Marie Krøyer, de Bille August, um drama sobre a turbulenta vida da mulher do famoso pintor dinamarquês P.S. Kroyer. A mostra Jóias do Cinema Dinamarquês será exibida até domingo, 28 de setembro, com duas sessões diárias, às 17h e 19h.    



GRADE DE PROGRAMAÇÃO
23 a 28 de setembro de 2014

Aplauso, de Martin Zandvliet (Applause, 85 minutos, 2009)
Quando a aclamada atriz Thea Barfoed, pessoa difícil e já com certa idade, termina sua reabilitação defronta-se com uma dura escolha. Durante seu período de pesadas bebedeiras ela se divorciou e perdeu a guarda dos dois filhos. Agora ela quer que eles façam parte de sua vida, novamente. Exibição em DVD. 

Um Homem Engraçado, de Martin Zandvliet (Dirch, 116 minutos, 2011)
Dirch Passer é um dos comediantes mais conhecidos da Dinamarca. Rapidamente alçado à fama, ele tem de lidar com as constantes demandas do público, ao mesmo tempo em que deseja ser bem recebido pela crítica. Exibição em blu-ray. 

Fraternidade, de Nicolo Donato (Broderskab, 90 minutos, 2009)
Lars é um jovem de 22 anos que se une a um grupo de neonazistas e conhece Jimmy que é um outro membro do grupo. Os dois acabam mantendo uma aventura amorosa, sendo que as relações homossexuais são castigadas e condenadas duramente pelo grupo, mas o amor e o desejo que sentem é forte, por isso, decidem ficar juntos sem que ninguém saiba. Exibição  em DVD. 

Esta Vida, de Anne-Grethe Bjarup Riis ( Hvidsten Gruppen, 122 minutos, 2012)
A história, baseada em fatos reais, de uma família de proprietários de terras que durante a ocupação nazista da Dinamarca, pegaram em armas contra os ocupantes alemães. Na luta pela liberdade, alguns devem morrer para que outros possam viver. Exibição em blu-ray.

Marie Krøyer, de Bille August (Marie Krøyer, 102 minutos, 2012)
Drama de época sobre a turbulenta biografia da mulher do famoso pintor dinamarquês P.S. Kroyer, conhecido por seus distúrbios mentais. Exibição em blu-ray.

Uma família, de Pernille Fischer Christensen (En Familie, 102 minutos, 2010)
Ditte é uma jovem que cresceu em uma família tradicional de padeiros e tornou-se dona de uma galeria de sucesso. Depois de aceitar uma oferta para o emprego de seus sonhos em Nova York, ela decide se mudar para lá com o namorado, Petter. O casal estava caminho de Nova York quando Rikard, pai de Ditte, adoece. Ela cancela a mudança para ficar com ele e, antes que perceba, o caminho que havia escolhido para a sua vida está em jogo. Exibição em DVD. 




GRADE DE HORÁRIOS
23 a 28 de setembro de 2014

23 de setembro (terça)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Fraternidade, de Nicolo Donato
19:00 – Uma família, de Pernille Fischer Christensen 


24 de setembro (quarta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Aplauso, de Martin Zandvliet
19:00 – Um Homem Engraçado, de Martin Zandvliet


25 de setembro (quinta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Marie Krøyer, de Bille August
19:00 – Esta Vida, de Anne-Grethe Bjarup Riis

26 de setembro (sexta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Um Homem Engraçado, de Martin Zandvliet
19:00 – Fraternidade, de Nicolo Donato


27 de setembro (sábado)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Uma família, de Pernille Fischer Christensen
19:00 – Esta Vida, de Anne-Grethe Bjarup Riis


28 de setembro (domingo)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – Marie Krøyer, de Bille August
19:00 – Aplauso, de Martin Zandvliet






Um comentário :

  1. Ola tenho um blog que fala sobre Cinema, Quadrinhos, Séries de Tv e Games, gostaria de entrar para sua aba de parceiros, entre em contato caso queria fazer parte da minha aba de parceiros.
    http://gabrielbubasg.blogspot.com/

    ResponderExcluir