sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SESSÃO PLATAFORMA EM DOBRO NA P. F. GASTAL

AVANTI POPOLO E O ATO DE MATAR NA SESSÃO PLATAFORMA

Na próxima semana, a Sessão Plataforma levará à tela da Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) uma dose dupla especial sobre a memória. Na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 20h30, será exibido Avanti Popolo, premiado longa de estréia de Michael Wahrmann, sobre um homem que tenta reviver a memória de seu pai através de imagens em Super-8. O filme tem a presença marcante do cineasta Carlos Reichenbach, na última atuação antes de seu falecimento, em 2012. Após a sessão, haverá um debate com o diretor. Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 20h30, é a vez do cultuado documentário O Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer, com produção executiva de Werner Herzog, sobre o assassinato de mais de um milhão de comunistas após o golpe militar na Indonésia em 1965.


AVANTI POPOLO


10 de dezembro - 20H30

Direção : Michael Wahrmann - 72min, BRA, 2012.
SINOPSE:
Através do resgate de imagens Super-8mm captadas pelo seu irmão nos anos 70, André tenta reavivar a memória do seu Pai que há 30 anos espera seufilho desaparecido.
FESTIVAIS E PRÊMIOS:
- Festival de Cinema de Brasília 2013 - Melhor direção, prêmio da crítica, melhor ator coadjuvante e prêmio Saruê.
- Rome International Film Festival 2012 - CineMAXXI - Melhor Filme
- Rotterdam International Film Festival 2013.
- FIDMarseille 2013.
- FICUNAM – Melhor diretor
Após a sessão, debate com o diretor Michael Wahrmann e a distribuidora do filme Silvia Cruz da Vitrine
Filmes. Chopp Rasen após o debate.



O ATO DE MATAR

(The Act of Killing)


12 de dezembro - 20H30

direção: Joshua Oppenheimer – documentário, 166min, Dinamarca/Noruega/Reino Unido, 2012.
SINOPSE:
Na Indonésia, o golpe militar de 1965 levou um exército paramilitar a ser promovido a um autêntico esquadrão da morte. Em menos de um ano, mais de um milhão de pessoas foram executadas. Décadas depois, alguns membros desses esquadrões vivem como heróis e desejam contar orgulhosamente sua própria versão da história. Eles concordam não apenas em narrar seus assassinatos brutais, mas em reencená-los diante das câmeras, inspirados pelos filmes americanos que tanto adoram. Com produção executiva de Werner Herzog e Errol Morris, o filme levou dez anos para ser concluído.
FESTIVAIS E PRÊMIOS:
- Berlin International Film Festival 2013 - Panorama - Prêmio do Público e Ecumenical Jury Prize.
- New York New Directors 2013
- Toronto International Film Festival 2013.
- CPH:DOX 2012 - DOX award

Para quem ainda não sabe, Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, encerrando com um brinde ao cinema, promovendo a confraternização entre cinéfilos, realizadores, críticos, produtores, distribuidores e entusiastas.
 Ingressos de cada sessão: R$ 3,00 
Projeção: bluray, legendas em português.

Um comentário :