sexta-feira, 12 de julho de 2013

ÚLTIMA SEMANA DA MOSTRA DE WESTERNS POLÍTICOS

A pedido do público, a mostra Westerns Políticos segue em exibição até o dia 21 de julho na Sala P. F. Gastal. São cinco novidades na programação, com destaque para obras crepusculares do faroeste clássico de Hollywood – Homem que Matou o Facínora (1962), de John Ford – e do western spaghetti – Keoma (1976), de Enzo G. Castellari. Também serão exibidos importantes títulos de diferentes décadas como Mais Forte que a Vingança (1972), de Sydney Pollack, O Cavaleiro Solitário (1985), de Clint Eastwood e Quando os Brutos se Defrontam (1966), de Sergio Sollima.

A mostra Westerns Políticos tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou e pode ser conferida em três sessões diárias.

PROGRAMAÇÃO 3ª SEMANA
16 a 21 de julho de 2013 

Céu Amarelo (Yellow Sky), de William A. Wellman (EUA, 1948, 97 minutos)
Um dos mais sombrios e instigantes faroestes tem como tema as cidades-fantasma. Em 1867, bandoleiros assaltam um banco em Rameyville e são perseguidos pela cavalaria do exército, o que os obriga a fugir para o deserto. Quase mortos pelo calor e falta d'água, eles chegam a uma localidade isolada, mas perdem as esperanças quando percebem tratar-se de uma cidade abandonada. Exibição em Blu-ray.

Viva Zapata! (Viva Zapata!), de Elia Kazan (EUA, 1952, 113 minutos)
Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, mas um deles (Marlon Brando) deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando o lendário guerrilheiro Emiliano Zapata, que por vários anos teve importância política na vida do país. Exibição em DVD.

O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), de John Ford (EUA, 1962, 123 minutos)
Em 1910, o Senador Ransom Stoddard (James Stewart) e sua esposa Hallie (Vera Miles) chegam numa pequena cidade para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne). Entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance (Lee Marvin) por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma mesma vontade de acabar com a tirania. Exibição em DVD.

Uma Bala para o General (El Chuncho, Quien Sabe?), de Damiano Damiani (Itália, 1966, 135 minutos)
Durante a Revolução Mexicana, um jovem americano misterioso se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho. A partir daí, iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde. Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos, El Chucho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército. Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala? Exibição em DVD.

Os Profissionais (The Professionals), de Richard Brooks (EUA, 1966, 117 minutos)
Em 1917 um rico rancheiro, J.W. Grant (Ralph Bellamy), contrata três mercenários, Henry "Rico" Farden (Lee Marvin), Hans Ehrengard (Robert Ryan) e Jacob Sharp (Woody Strode), para resgatar sua esposa Maria (Claudia Cardinale), que foi ao México e acabou sendo raptada por Jesus Raza (Jack Palance) e seu bando. Exibição em Blu-ray
  
Quando os Brutos se Defrontam (Faccia a Faccia), Sergio Sollima (Itália, 1967, 92 minutos)
Brad Fletcher (Gian Maria Volantè) é um professor de história que enfrenta problemas de saúde e depressão por causa da guerra civil. Assim, resolve se mudar para o oeste selvagem onde se vê face a face com Beauregard Bennet (Tomas Milian), um terrível e cruel fora-da-lei. Exibição em DVD.

Vamos Matar, Companheiros! (Vamos a Matar, Compañeros), de Sergio Corbucci (Itália, 1970, 118 minutos)
O contrabandista de armas Yolaf Peterson (Franco Nero) planeja fazer uma venda para o guerrilheiro Mongo (Francisco Bódalo), mas o dinheiro está trancado num cofre no banco e somente o Professor Xantos (Fernando Rey), um prisioneiro dos americanos, sabe a combinação. Yolaf concorda em soltar Xantos, acompanhado pelo relutante guerrilheiro Basco, mas um antigo parceiro de negócios de Yolaf, John "Mão-de-Madeira" (Jack Palance), tem outras idéias. Este faroeste político de Corbucci é uma das obras-primas do western spaghetti. Exibição em DVD.

O Pequeno Grande Homem (Little Big Man), de Arthur Penn (EUA, 1970, 139 minutos)
Aos 121 anos, Jack Crabb (Dustin Hoffman) conta num hospital a história de sua vida entre os índios Sioux. Sua indefinição racial provoca graves problemas de identidade, já que o homem não se integra com os brancos e nem com os índios. Ele aprende a ser guerreiro com o seu avô adotivo, Chefe Velha Pele Curtida (Chief Dan George); o pecado da carne com sua mãe adotiva e mulher do Reverendo (Faye Dunaway); o valor da amizade com o pistoleiro Wild Bill Hicock (Jeff Corey) e a odiar com o General Custer (Richard Mulligan). Dos filmes mais importantes da Nova Hollywood, este faroeste de Arthur Penn retrata com ironia e inteligência o período mais cruel da história dos EUA. Exibição em Blu-ray.

Mais Forte que a Vingança (Jeremiah Johnson), de Sydney Pollack (EUA, 1972, 116 minutos)
Jeremiah Johnson (Robert Redford) não quer nada com a civilização. Atormentado pela guerra, ele decide viver na solidão gelada das montanhas, buscando na vida selvagem a pureza que não encontrou na cidade. Mas seu primeiro inverno é muito mais difícil do que ele havia imaginado. Exibição Blu-ray.

O Cavaleiro Solitário (Pale Rider), de Clint Eastwood (EUA, 1985, 115 minutos)
Verão de 1850. Coy LaHood (Richard Dysart) é o homem forte de uma corporação que explora minas a procura de ouro no norte da Califórnia. Em defesa dos seus interesses, ele quer a todo custo expulsar os mineiros da região em busca do domínio absoluto. Quando tudo parecia perdido, surge um pregador misterioso (Clint Eastwood) que se integra à comunidade pobre local. O título é uma referência ao quarto cavaleiro do Apocalipse, que cavalga um cavalo baio e se chama Morte. Exibição em DVD.

Keoma (Keoma), de Enzo G. Castellari (Itália, 1976, 105 minutos)
Ao final da Guerra Civil Americana, um pistoleiro mestiço cansado de fazer da morte um meio de vida retorna para aquilo que um dia costumava chamar de lar. Seu nome é Keoma (Franco Nero). Porém, sua cidade natal está totalmente destruída pela peste e agora vive sob o comando de um homem chamado Capitão Caldwell (Donald O’ Brien). Exibição em DVD.




GRADE DE HORÁRIOS
16 a 21 de julho de 2013
  
16 de julho (terça-feira)
15:00 – Vamos Matar, Companheiros, de Sergio Corbucci
17:00 – Quando os Brutos se Defrontam, de Sergio Sollima
19:00 – O Pequeno Grande Homem, de Arthur Penn

17 de julho (quarta-feira)
15:00 – Viva Zapata, de Elia Kazan
17:00 – Mais Forte que a Vingança, de Sydney Pollack
19:00 –  O Homem que Matou o Facínora, de John Ford

18 de julho (quinta-feira)
15:00 – Céu Amarelo, de William A. Wellman
17:00 – Keoma, Enzo G. Castellari
19:00 – Uma Bala para o General, de Damiano Damiani

19 de julho (sexta-feira)
15:00 – Os Profissionais, de Richard Brooks
17:00 – Quando os Brutos se Defrontam, de Sergio Sollima
19:00 – O Cavaleiro Solitário, de Clint Eastwood

 20 de julho (sábado)
15:00 – Mais Forte que a Vingança, de Sydney Pollack
17:00 – Keoma, de Enzo G. Castellari
19:00 – O Homem que Matou o Facínora, de John Ford
  
21 de julho (domingo)
15:00 – Quando os Brutos se Defrontam, de Sergio Sollima
17:00 – O Cavaleiro Solitário, de Clint Eastwood
19:00 – Sessão Fechada

Apoio

2 comentários :

  1. Putz, só via agora e não poderei ir hoje, espero que lancem novamente dessa mostra.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo.

    Na próxima semana, exibiremos a mostra Esperando Rivette, com alguns dos filmes favoritos do diretor. Há alguns clássicos de Hollywood e outros filmes importantes dos anos 1950, acho que você vai gostar!

    ResponderExcluir