Neste final de semana, a  Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) abre espaço para duas  programações especiais. No dia 21 de abril, acontece uma pequena mostra de  filmes programada pelo evento Hanamatsuri, que estará acontecendo nas  demais dependências da Usina do Gasômetro. A mostra compõe a  programação do primeiro Hanamatsuri de Porto Alegre, festival  no qual se comemora o nascimento de Buda em diversos lugares do mundo como  Japão, Coréia, Índia, Nepal, Europa e Estados Unidos. O Hanamatsuri de Porto  Alegre terá um caráter essencialmente cultural, com o objetivo de celebrar o  nascimento de Buda de forma simbólica para promover cultura de paz, respeito aos  direitos humanos e ao meio-ambiente, bem como ações sociais e culturais que  promovam valores e atitudes associados ao respeito à vida. A extensa programação  cultural, que celebra as culturas japonesa, tibetana, indígena, negra, gaúcha e  andina, inclui, além da mostra de cinema, exposição de fotografias, oficinas,  palestras, apresentações de danças, música e um pocket show de encerramento com  a banda Darma Lovers.
Todas as sessões da Mostra Hanamatsuri têm entrada franca.
Todas as sessões da Mostra Hanamatsuri têm entrada franca.
Mais informação através do site do evento:
Organização: Comunidade  Soto Zen do Sul (Jisui Zendô) e CEBB (Centro de Estudos Budistas  Bodisatva) 
Já no domingo, dia  22, a banda Apanhador Só realiza o lançamento de seu  novo clipe, seguido por um pocket show no palco da Sala P. F. Gastal, em dois horários, 19h e  21h.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA HANAMATSURI
Uma misteriosa sequencia de  eventos leva uma mulher para território desconhecido. Melhor  Produtor/Produção Executiva, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Edição de  Som no 38º Festival de Cinema de Gramado; Prêmio Especial do Júri no Lady  Filmmakers Film Festival de Los Angeles; Menção Honrosa no 17º Festival de  Cinema e Video de Cuiabá.   
Haruo  Ohara, de Rodrigo  Grota (Brasil/PR, 2010, ficção, 16 minutos)
A vida,  a obra do imigrante, agricultor, fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999).  Nascido a 5 de novembro de 1909 na província japonesa de Kochi, ilha de Shikoku,  no Japão, Haruo se mudou para a região de Londrina em 1933. Entre 1934 e 1999,  paralelamente à sua vida de agricultor, produziu quase 20 mil fotos da cidade,  tornando-se uma referência estética e histórica para a memória visual de  Londrina. Entre os principais temas de sua fotografia estão a vida no campo, o  convívio com a família, a cidade de Londrina e a busca por imagens abstratas,  tendência acentuada após a sua mudança para a região central de Londrina em  1951. O filme conquistou 23 prêmios entre festivais nacionais e internacionais.  Entre eles, Prêmio Onda Curta no Curta Cinema – Festival Internacional de  Curtas do Rio de Janeiro 2010;  Melhor Filme,  Melhor Direção, Melhor Fotografia, Prêmio Aquisição Canal Brasil e Melhor Filme  segundo o júri paralelo formado por estudantes de cinema, no 38º Festival de  Cinema de Gramado.SOU, de Andreia Vigo (Brasil/RS, 2010, documentário, 26  minutos)
Um registro histórico-poético sobre a identidade  afro-gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira  (1941-2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por  ter sido um dos idealizadores da proposta de criação do 20 de Novembro – Dia  Nacional da Consciência Negra. Documentário produzido como parte integrante do  projeto RS Negro: educando para a diversidade.  
Tempo de Espera, Tempo  de Vipassana, de Eilona Ariel,  Ayelet Menahemi (Índia/Israel, 1997, documentário, 52  minutos)
O filme relata uma  experiência ocorrida no Presídio de Tihar, Nova Déli, 1993 e em diversas prisões  da Índia, com aplicação da técnica de Meditação Vipassana, com o intuito de  abrandar o sofrimento dos presos, que obtiveram resultados significativos para  suas vidas e para o convívio com a realidade da prisão, tornando-os pessoas mais  positivas para o retorno à sociedade. O filme demonstra como a prática da  meditação silenciosa e da auto-observação pode auxiliar a uma melhor compreensão  de si-mesmo e da realidade ao seu redor, melhorando a qualidade de nossas vidas  e de todos que convivem conosco. A técnica acabou por levar ao quase  aniquilamento da reincidência, corrupção e uso de drogas nos presídios onde está  funcionando. Em razão do sucesso imediato, foi estendida aos funcionários do  estabelecimento e proporcionou a proliferação de cursos periódicos em uma área  especialmente criada para reflexão. A transformação modelar da prisão Tihar, nos  últimos 13 anos da experiência, acabou fazendo-a referência para outros  presídios indianos. Vencedor dos Prêmios Golden Spire – Festival  Internacional de Cinema de San Francisco, 1998 e Prêmio Finalista Festival de  Cinema de Nova York, 1998.
Playing For Change: Paz  Através da Música, de Mark Johnson e  Jonathan Walls (EUA, 2008, 84  minutos)
Uma história de esperança,  luta, perseverança e alegria. Mark Johnson e Jonathan Walls, juntos com a equipe  Playing For Change, viajaram o mundo movidos por uma paixão: para conectar o  mundo através da música. Sua ambiciosa jornada levou-os do pós- apartheid da  África do Sul, através dos sítios arqueológicos do Oriente Médio, até a beleza  remota do Himalaia e além. Usando a tecnologia móvel inovadora, filmaram e  gravaram mais de 100 músicos, em grande parte ao ar livre em parques, praças,  estradas, nas ruas de paralelepípedos e em meio a montanhas. Cada performance  capturada cria uma nova combinação em que os artistas todos estão,  essencialmente, realizando em conjunto, apesar de centenas ou milhares de  quilômetros de distância. Playing For Change: Paz Através da Música é a  história desta colaboração internacional sem precedentes musicais e do notável  poder da música.
HORÁRIOS FINAL DE  SEMANA 
21 de abril  (sábado)
15:00 – Mostra Hanamatsuri  (Peixe Vermelho + Haruo Ohara + Sou)
16:00 – Mostra Hanamatsuri  (Tempo de Espera, Tempo de  Vipassana)
17:00 – Mostra Hanamatsuri  (Playing For Change: Paz Através da Música) 
19:00 – Mostra Hanamatsuri  (Tempo de Espera, Tempo de  Vipassana)
22 de abril  (domingo)
19:00 – Lançamento do clipe  da banda Apanhador Só
21:00 – Lançamento do clipe  da banda Apanhador Só

Nenhum comentário :
Postar um comentário