sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lançamento do filme Insolação na P.F.

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro realiza na terça-feira, 27 de julho, às 19h30, dentro da programação do 5º Festival de Inverno da SMC, o filme brasileiro Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas. Após a exibição do filme, acontece um debate com a participação dos arquitetos Rafael Rosa e Felipe Helfer e do antropólogo Éber Pires Marzullo. O evento de lançamento do filme Insolação conta com o apoio do IAB Porto Alegre – Instituto de Arquitetos do Brasil, e integra as ações da entidade em comemoração aos 50 anos de inauguração de Brasília.

A partir de quarta-feira, dia 28, Insolação passa a ser exibido em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00.

Um dos mais elogiados filmes brasileiros da temporada, Insolação teve sua première mundial no Festival de Veneza de 2009, dentro da prestigiada mostra Orizzonti e marca a estreia no cinema do premiado diretor de teatro Felipe Hirsch, de espetáculos como A Vida é Cheia de Som e Fúria, Os Solitários e A Morte do Caixeiro-Viajante. Hirsch divide a direção com Daniela Thomas, cenógrafa renomada e colaboradora do cineasta Walter Salles, com quem co-dirigiu Terra Estrangeira, O Primeiro Dia e Linha de Passe.


Insolação está ambientado numa cidade vazia, castigada pelo sol, onde jovens e velhos confundem a sensação febril da insolação com o início delicado da paixão. Como espectros, eles vagam entre construções e descampados em busca do amor inalcançável. Livremente inspiradas em contos russos do século XIX, as histórias se entrelaçam e se desembaraçam na improvável cidade de Brasilia, espelho distorcido da utopia soviética, instalada no cerrado brasileiro.

Um dos destaques de Insolação é o seu elenco, que conta com atores consagrados como Paulo José, Maria Luisa Mendonça, Leonardo Medeiros, Simone Spoladore e Leandra Leal. Entretanto, a grande personagem do filme é a própria cidade de Brasilia, que tem seus espaços explorados com maestria pelo fotógrafo Mauro Pinheiro Jr. Os prédios projetados por Oscar Niemeyer tem suas linhas magistralmente exploradas pela direção, dando ao filme uma atmosfera de ficção-cinetífica. Outra curiosidade de Insolação é a participação do compositor gaúcho Arthur de Faria, que assina a trilha sonora.


A sessão de pré-estreia do filme, na terça-feira, é aberta ao público e tem entrada franca. Retirada de senhas a partir das 19h.

Insolação. Brasil, 2009. Direção de Felipe Hirsch e Daniela Thomas. Com Paulo José, Maria Luisa Mendonça, Leonardo Medeiros, Simone Spoladore e Leandra Leal. Duração: 100 minutos. Exibição em 35mm.


GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 27 de julho a 1º de agosto de 2010



27 de julho (terça-feira)
19:00 – Coquetel de pré-estreia do filme Insolação, seguido de debate com a participação dos arquitetos Rafael Rosa e Felipe Helfer e do antropólogo Éber Pires Marzullo

28 de julho (quarta-feira)
15:00 – Insolação
17:00 – Insolação
19:00 – Insolação

29 de julho (quinta-feira)
15:00 – Insolação
17:00 – Insolação
19:00 – Insolação

30 de julho (sexta-feira)
15:00 – Insolação
17:00 – Insolação
19:00 – Insolação

31 de julho (sábado)
15:00 – Insolação
17:00 – Insolação
19:00 – Insolação

1º de agosto (domingo)
15:00 – Insolação
17:00 – Insolação
19:00 – Insolação

Nenhum comentário :

Postar um comentário