quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sala segue exibindo filmes ambientados em Berlim

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) dá seguimento na próxima semana à mostra comemorativa aos 20 anos da queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989. Realizada em parceria com o Instituto Goethe, a mostra reúne uma série de títulos ambientados na metrópole alemã em diferentes épocas.








GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 17 a 22 de novembro de 2009

Terça-feira (17 de novembro)

17:00 – Verão em Berlim
19:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação

Quarta-feira (18 de novembro)

17:00 – Fantasmas
19:00 – O Ovo da Serpente

Quinta-feira (19 de novembro)

17:00 – Os Assassinos Estão Entre Nós
19:00 – Depois da Queda

Sexta-feira (20 de novembro)

17:00 – Cupido Não Tem Bandeira
19:00 – Projeto Raros (aguarde divulgação)

Sábado (21 de novembro)

15:00 – Berlin is in Germany
17:00 – Fantasmas
19:00 – Possessão

Domingo (22 de novembro)

15:00 – Os Assassinos Estão Entre Nós
17:00 – Verão em Berlim
19:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação

SINOPSES

Cupido Não Tem Bandeira (One, Two, Three), de Billy Wilder (1961)

Na Berlim dividida pelo muro, executivo americano precisa tomar conta da filha de seu chefe em visita à cidade. Quando a jovem se apaixona por um rapaz comunista da Alemanha Oriental, a situação se complica. Comédia que satiriza os tempos paranóicos da Guerra Fria. Exibição em DVD.

Alameda do Sol (Sonnenallee), de Leander Haussmann (Alemanha, 1999, 94 minutos)

Um retrato sobre um grupo de jovens na Alemanha Oriental, inspirado no famoso romance homônimo de Thomas Brussig. Exibição em DVD.


Os Assassinos Estão Entre Nós (Die Mörder Sind Unter Uns), de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946, 91 minutos)

Após o final da guerra, mulher (Hildegard Knef) retorna de campo de concentração para seu apartamento em Berlim. Em meio a uma cidade em ruínas, acontecimentos misteriosos se sucedem. Primeiro filme rodado na Alemanha depois da guerra. Exibição em DVD.

Berlin is in Germany, de Hannes Stöhr (Alemanha, 2001, 90 minutos)

Após um longo período de reclusão, iniciado ainda nos tempos da antiga RDA, Martin sai da prisão. O reencontro com a família e a descoberta de uma Alemanha reunificada darão origem a vários conflitos. Exibição em 16mm, com legendas em espanhol.

A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora), de G. W. Pabst (Alemanha, 1929, 133 minutos)

A ascensão e queda de uma jovem amoral, na Berlim dos anos loucos da década de 20, pouco antes da ascensão dos nazistas ao poder. Um filme mítico, que consagrou a atriz Louise Brooks, um dos ícones do cinema do século XX. Exibição em DVD.

Corra, Lola, Corra (Lola Rennt), de Tom Tykwer (Alemanha, 1998, 81 minutos)

Para salvar o namorado, ameaçado por um mafioso, Lola tem apenas 20 minutos. Sua corrida frenética pelas ruas de Berlim é mostrada de três diferentes maneiras, em filme que marcou os anos 90 por seu ritmo frenético e originalidade narrativa. Exibição em DVD.

Da Queda do Muro Até a Reunificação (Deutschlandspiel), de Christoph Blumenberg (Alemanha, 2000, 90 minutos)

Documentário que desvenda a história por trás da história da queda do Muro de Berlim, mostrando conflitos, discussões e intrigas que não podiam ser revelados na época. Exibição em DVD.

Depois da Queda (Nach dem Fall), de Frauke Sandig (Alemanha, 1999, 86 minutos)

Revelador documentário sobre a Alemanha reunificada, realizado no décimo aniversário da queda do Muro de Berlim. Exibição em 16mm, com legendas em espanhol.

Fantasmas, de Christian Petzold (Alemanha, 2005, 85 minutos)

O caminho de três mulheres se cruza em Berlim, num filme sobre insegurança, solidão, perda e desejo, dirigido por um dos novos talentos do novíssimo cinema alemão, Christian Petzold. Exibição em DVD.

O Ovo da Serpente (The Serpent´s Egg), de Ingmar Bergman (EUA/Alemanha, 1977, 119 minutos)

Berlim, 1923. Um lugar e um tempo perigosos para se viver. Sombrio retrato de Bergman sobre a ascensão do nazismo, em uma de suas raras investidas no cinema de língua inglesa. Exibição em DVD.

Possessão (Possession), de Andrzej Zulawski (França/Alemanha, 1980, 122 minutos)

Na opressiva Berlim dividida pelo muro, mulher perturbada trai seu marido com uma criatura monstruosa. Clássico do cinema fantástico, que deu a Isabelle Adjani o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 1980. Exibição em DVD.

Verão em Berlim (Sommer vorm Balkon), de Andreas Dresen (Alemanha, 2005, 105 minutos)

Um verão em Berlim. Duas amigas, uma enfermeira de idosos e uma desempregada vivem em um antigo prédio alugado e passam suas noites na varanda com vista para a rua. Um homem jovem ameaça a paz, mas proporciona momentos de felicidade, uma mulher idosa morre e um menino de 12 anos sofre de amor. Exibição em DVD.

Nenhum comentário :

Postar um comentário