quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Festival Escolar de Cinema Brasileiro na Sala P. F. Gastal


O Festival Escolar de Cinema Brasileiro surge de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Educação e da Cultura, com o objetivo de promover o acesso e ampliar o repertório audiovisual dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro uma variada programação de filmes nacionais será exibida na Sala P. F. Gastal. Fazem parte da programação seis curtas-metragens e quatro longas de animação e ficção. Os alunos terão duas oportunidades diárias para assistir aos filmes: umas as 10 e outras as 15 horas. As sessões ocorrem de terça a domingo e tem entrada franca.
O Festival pretende promover a interação das crianças com os filmes assistidos através de atividades desenvolvidas no blog do evento (http://festivalescolardecinema.blogspot.com). São enquetes e espaços para discussão que permitem aos alunos dialogarem com as produções e a realidade a qual estão inseridos.


Programação (programação exclusiva para agendamentos da SMED)

30 de setembro a 03 de outubro

A Noite do Vampiro (de Alê Camargo, 7 minutos - animação). - Um Vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima.

Roubada (de Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki, 4 minutos - animação).

Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeiras de rodas e um mal-encarado ladrão de bolsas.

Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas (de Victor-Hugo Borges, 16 minutos - animação). Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (de Anna Muylaert, 17 minutos - ficção). Comédia de costumes sobre as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.

A Moça que Dançou Depois de Morta (de Ítalo Cajueiro, 11 minutos - animação). Baseado numa história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta-metragem, em animação, conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar sua vida para sempre.

Clandestina Felicidade (de Marcelo Gomes e Beto Normal, 15 minutos - ficção). A infância da escritora Clarice Lispector: seu amor pelos animais e sua paixão pelos livros. O filme reúne alguns contos/crônicas de sua infância na cidade de Recife (nordeste do Brasil) na década de 1920. Olhar curioso, perplexo, e descoberta do mundo na menina Clarice.

21 a 24 de outubro

Vinil Verde (de Kléber Mendonça Filho, 13 minutos - ficção). Mãe dá à filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde.

Houve uma Vez Dois Verões (de Jorge Furtado, 75 minutos - ficção). Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

8 a 31 de outubro

Cidade Fantasma (de Lisandro Santos, 7 minutos - animação). Jovem assalariado encontra garota no verão de Porto Alegre.




Bicho de Sete Cabeças (de Laís Bodansky, 88 minutos - ficção). Neto é um jovem estudante de segundo grau de classe média baixa. Ele não suporta a presença do pai. O pai não se interessa pelo mundo do filho. O vazio entre eles cresce a cada dia. A distância é intransponível. A falta de comunicação termina gerando atitudes radicais, que acabaram colocando Neto atrás dos muros de um manicômio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário