segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A HISTÓRIA DA CRÍTICA DE CINEMA LOCAL EM LIVRO

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, e a Editora da UFRGS lançou, no dia 13 de agosto, dentro da programação oficial do 36º Festival de Gramado, o 11º volume da série de publicações “Escritos de Cinema”, A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960, de Fatimarlei Lunardelli. O coquetel de lançamento do livro, teve o apoio do Banrisul, e aconteceu no estande da Quanta, às 16 horas, no Centro de Convenções da UFRGS (Avenida Borges de Medeiros, 3555), em Gramado.

Resultado de sua pesquisa de doutoramento, o livro de Fatimarlei Lunardelli recupera ao longo de 160 páginas o período mais efervescente da crítica cinematográfica no Rio Grande do Sul, protagonizado por nomes como P. F. Gastal, Humberto Didonet, Enéas de Souza, Hiron Goidanich, Hélio Nascimento, Luiz Carlos Merten, Tuio Becker e Jefferson Barros, entre outros.

A revista Filme 66, as disputas entre a “velha” e a “nova” crítica, o movimento cineclubista e a influência da filosofia são alguns dos aspectos abordados por Fatimarlei Lunardelli em A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960. Jornalista, pesquisadora e professora universitária, a autora já havia publicado anteriormente os livros Ô Psit! O Cinema Popular dos Trapalhões (1996) e Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre (2000), este último também pela coleção “Escritos de Cinema”.

Editada desde 1995 pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, a coleção "Escritos de Cinema” é reconhecida nacionalmente como a mais longeva iniciativa editorial na área cinematográfica no Brasil. Ao longo desses anos, a coleção já dedicou volumes aos críticos P. F. Gastal, Jacob Koutzii, Hiron Goidanich, Hélio Nascimento, Tuio Becker, Luiz Carlos Merten e Enéas de Souza, além de haver recuperado a história das salas de cinema de Porto Alegre e dos seminários de cinema realizados pela Secretaria Municipal da Cultura, bem como o já citado volume sobre o Clube de Cinema de Porto Alegre.

A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960

160 páginas

R$ 21,00

* Mais informações pelo telefone (51) 3289-8134, junto à Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário