sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Projeto Raros apresenta Um Homem Tem de Ser Morto de Davide Quintans




Na sexta-feira, 16 de dezembro, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta o filme Um Homem Tem de Ser Morto, de Davide Quintans (1973, 98 minutos). Após a projeção, acontece um debate com o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. Com projeção em DVD, a sessão tem entrada franca. 

SINOPSE: “Só existem duas maneiras de lutar por um ideal, matar ou morrer por ele!”. Hasting, o homem de confiança de Simon, presidente da Organização, candidata-se às eleições por sentir que o regime não tem condições de sobrevivência. Sem apoio do povo, Simon se elege fraudulentamente. Hasting, perseguido, é obrigado a exilar-se. Do exílio, através de várias tentativas armadas, tenta recuperar a posição que ganhou legitimamente.

Fugindo da Ditadura de Salazar em Portugal, Davide Quintans chegou ao Rio Grande do Sul no início dos anos 1970. Idealizou uma ficção política inspirada num caso real português, o assassinato de Humberto Delgado, “o General sem Medo”. Um Homem Tem de Ser Morto foi a primeira produção gaúcha selecionada para o Festival de Gramado, em 1974. Censurado, acabou lançado apenas nos anos 1980.  


PROJETO RAROS
16/12 – 20h
UM HOMEM TEM DE SER MORTO
(1973, 98 minutos)
Direção: Davide Quintans
Elenco: Del Rey, Geraldo Bernhardt, Suzana Hoeper, Ricardo Munhoz, Loreni Machado, Pedro Rocha, Alventino Neves, Luiz Carlos Carvalho, Jaime de Bastide, Ruy Ribeiro, Zeno

Nenhum comentário :

Postar um comentário