Na
sexta-feira, 30 de setembro, às 20h15, o Projeto
Raros da Sala P. F. Gastal da
Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta uma seleção de curtas-metragens de Curtis Harrington, um dos nomes mais
singulares da história do cinema de horror. Após a exibição, há debate com os
pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e
Paulo Blob. Com projeção digital e
legendas em português traduzidas pelo pesquisador Carlos Primati, a sessão tem entrada franca.
O
Projeto Raros introduz a Semana Curtis
Harrington, que apresenta a partir do dia 4 de outubro uma programação de
filmes em homenagem ao diretor, que completaria 90 anos neste mês. Em breve
informações completas do ciclo.
CURTAS-METRAGENS DE CURTIS HARRINGTON
A trajetória cinematográfica de Curtis Harrington começa já na adolescência, na década de 1940, quando o garoto
de quinze anos realiza em 1942 o curta amador The Fall of the House of Usher, baseado no clássico de Edgar Allan
Poe.
Pouco
depois, iniciava a amizade com grandes nomes da vanguarda da costa oeste americana, como
Maya Deren e Kenneth Anger (em 1949 fez a direção de fotografia de Puce Moment,
marco do cinema experimental), e de mestres do cinema clássico hollywoodiano,
como James Whale e Joseph von Sternberg. Realizados nesse período, os curtas Fragment of Seeking, Picnic e On the Edge revelam as influências ao mesmo tempo em que introduzem
o universo completamente pessoal que seria explorado com mais densidade por
Curtis Harrington nos longas-metragens dos anos 1960 e 1970.
A
sessão ainda apresenta The Assignation,
filme dos anos 1950, rodado em Veneza, considerado perdido por muito tempo; The Wormwood Star, um estudo sobre a
obra da pintora e ocultista Marjorie Cameron, The Four Elements, um ensaio poético produzido para o governo
norte-americano; e Usher, o último
filme de Harrington, um remake do curta de estreia, protagonizado por integrantes
da Igreja de Satã.
SINOPSES
The Fall of the House of Usher (1942, 5 minutos)
Adaptação do conto de Edgar
Allan Poe feito por Harrington aos quinze anos, quando estava na escola.
Fragment of Seeking (1946, 16 minutos)
Harrington interpreta um
jovem homem que procura desesperadamente uma companhia feminina. Ele acaba
descobrindo sua sexualidade através de uma exploração surreal. Realizado um ano
antes de Fireworks de Kenneth Anger, com similaridades na abordagem do conteúdo
homoerótico.
Picnic (1948, 22 minutos)
O comentário satírico da vida
da classe-média americana ganha uma continuidade onírica onde o protagonista possui
um objeto de desejo ilusório.
On the Edge (1949, 6 minutos)
Nessa frágil mas assustadora
fantasia poética, em uma paisagem industrial sombria, Harrington elenca sua mãe
e seu pai nos papéis principais.
The Assignation (1953, 8 minutos)
Considerado perdido por muito
tempo, esse foi o primeiro filme colorido de Harrington. Foi rodado em Veneza
assim como Fragment of Seeking,
acompanha uma figura mascarada pelos canais labirínticos da cidade, concluindo
num clímax espetacular.
The Wormwood Star (1955, 10 minutos)
Um estudo fílmico sobre o
trabalho da famosa pintora, oculista e entusiasta de Aleister Crowley, Marjorie
Cameron.
The Four Elements (1966, 13 minutos)
Documentário poético e
vanguardista feito para a Agência de Informação do Governo dos Estados Unidos.
Usher (2002,
38 minutos)
O último filme de Harrington
é um remake de um curta que ele fez no colégio, baseado na clássica história de
Edgar Allan Poe. Aqui ele novamente expressa seu interesse no oculto, ao
colocar no filme membros conhecidos da Igreja de Satã, Nikolas and Zeena
Schreck.
PROJETO RAROS
30-09 – 20h15
Curtas-metragens de Curtis
Harrington
The Fall of the House of Usher, Fragment of Seeking, Picnic, On the Edge,
The Assignation, The Wormwood Star, The Four Elements, Usher
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