A programação especial da Semana de Porto Alegre
da Sala P. F.
Gastal apresenta a mostra Nuevos Cines – Cinema Argentino Contemporâneo.
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, o cinema da Usina do Gasômetro (3º
andar) exibe onze longas-metragens argentinos inéditos na cidade. Com curadoria
do Giovani Borba e
Leonardo Bomfim, produção da Livre Associação e
apoio do Consulado Geral
da República Argentina em Porto Alegre, a mostra também celebra o bicentenário
do movimento que deu início ao processo de emancipação política da Argentina. Os ingressos custam R$ 4,00. A sessão de abertura e o Projeto Raros têm entrada franca.
NUEVOS
CINES – CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO
A mostra Nuevos Cines – Cinema Argentino
Contemporâneo apresenta uma seleção de longas-metragens realizados na
Argentina que não têm distribuição comercial no país. Bastante diversificada
entre temáticas e olhares, o ciclo propõe um retrato da geração que escreve
neste momento uma parte importante da história do cinema de invenção do país,
com produções independentes que se destacaram em festivais e mostras ao redor
do mundo.
A sessão de abertura exibe Dois Disparos, o
mais recente longa-metragem de Martín Rejtman, nome decisivo do cinema
independente argentino desde o início da década de 1990, época em que lançou o
cultuado Rapado. O filme é citado como o
outro lado da moeda do recordista Relatos Selvagens pelo crítico Martín Alomar na
Revista Teorema. Representam, segundo o crítico, “duas visões completamente oblíquas, maneiristas
e necessárias do que a ‘argentinidade’ significa no imaginário dentro e fora de
nossas fronteiras (termo anacrônico, se eles existem), construindo identidade,
mas também a questionando”. Repleto de digressões e ousadias narrativas, Dois
Disparos busca um desconcertante retrato da classe média argentina e da
convivência familiar, pontuado por um humor de viés absurdista e pela vontade
de lançar um olhar afetuoso às inconstâncias juvenis.
A mostra dedica uma parte da programação à admirável
produtora El Pampero Cine, que surge em 2002 com a proposta de
experimentar e renovar as práticas cinematográficas do país. Resgatamos dentro
de seu catálogo um filme incontornável do cinema contemporâneo, Histórias
Extraordinárias, de 2008, uma coleção ficções com mais de 4 horas de
duração do diretor, roteirista e produtor Mariano Llinás, um dos
principais mentores da nova geração argentina. Em O Escaravelho de Ouro, Alejo
Moguillansky aproveita a parceria com a cineasta sueca Fia-Stina
Sandlund e a inspiração de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson para
colocar em debate várias tensões, como as relações entre latino-americanos e
europeus, entre mulheres e homens e entre os cinemas independentes e aqueles bancados
por fundos internacionais. O contraponto ao gosto alucinado pela fantasia e
pelos jogos narrativos dos dois filmes é o minimalismo sereno de A Mulher
dos Cachorros, de Laura Citarella e Verónica Llinás, sobre
uma mulher (interpretada pela própria Llinás) soberana e solitária que vive
acompanhada pelos seus companheiros caninos.
Outro nome de destaque do nuevo cine é o jovem Matías
Piñeiro, diretor de Viola, exibido em Porto Alegre na Sessão Plataforma em
2014. Trouxemos seu último longa-metragem, A Princesa da França, uma ode
ao teatro e aos encontros e desencontros amorosos. O quarto longa-metragem de
Piñeiro reforça o lugar do cineasta dentro do cenário contemporâneo: é um dos
poucos que ainda instiga as possibilidades da mise en scène e da dramaturgia
cinematográfica.
O
Movimento é o novo filme de Benjamin
Naishtat, diretor que teve sucesso no circuito comercial
porto-alegrense com seu primeiro longa-metragem, Bem Perto de Buenos Aires,
lido como uma espécie de O Som ao Redor argentino, por revelar as tensões entre
as classes sociais dentro de um condomínio fechado. Na nova obra , o cineasta embarca
em outro contexto e, trabalhado de forma extremamente estilizada, investiga as conspirações
políticas que aconteceram na primeira metade do século dezenove, um período
histórico bastante delicado da Argentina.
Aos 64 anos, Raúl Perrone é o nome mais
radical e prolífico do nuevo cine argentino. Muitas vezes inclassificáveis,
seus filmes conseguem ao mesmo tempo assumir inspirações do período silencioso,
aproveitando a janela reduzida da imagem
e a pequena quantidade de diálogos, e documentar um estado de
espírito contemporâneo, através da presença da música pop e de sonoridades
eletrônicas. Extremamente audacioso, P3ND3JO5 resume bem a obra do
diretor, unindo a pulsação juvenil dos melhores filmes do norte-americano
Gus Van Sant à busca pelo sublime visual de mestres como o dinamarquês Carl
Theodor Dreyer.
Para além da Capital, também marcam presença destacados
filmes produzidos em Córdoba, da geração conhecida como el nuevo cine cordobés. Exibido na Forum, a seção mais transgressora
do Festival de Berlim, a estreia de Mariano Luque, Salsipuedes,
introduz uma atmosfera de estranhamento nas longas crises de um casal em um
cenário bucólico. Atlântida, primeiro longa-metragem de Inés
María Barrionuevo, aborda com sutileza as descobertas amorosas e a relação
turbulenta entre duas irmãs adolescentes. Yatasto, de Herme
Paraluello, documenta com um olhar livre o cotidiano juvenil de Villa
Urquiza, bairro pobre da periferia da cidade.
A mostra ainda apresenta uma edição especial do Projeto
Raros com a exibição do documentário Uma Importante Pré-Estreia, de Santiago
Calori, um apaixonante retrato da cinefilia argentina e dos saudosos
cinemas de rua das décadas de 1960, 70 e 80.
PROGRAMAÇÃO
Histórias
Extraordinárias
Direção: Mariano Llinás
(Historias extraordinárias, 2008, 245 minutos)
Nos Pampas Argentinos, três homens anônimos, X, H e
Z, enfrentam seus medos, obsessões e idiossincrasias. X, única testemunha de um
assassinato, foge e se esconde com receio de que os assassinos o tenham visto.
Z consegue um trabalho enfadonho em uma pequena cidade rural, e, para espantar
o tédio, decide investigar o misterioso passado de seu antecessor no emprego.
Já H ocupa-se de uma estranha tarefa: percorrer todo o Rio Salado a bordo de um
pequeno barco em busca dos monolitos de um projeto de clube aquático
abandonado. Exibição digital.
Salsipuedes
Direção: Mariano Luque
(Salsipuedes, 2012, 66 minutos)
Eles tiveram sorte: o camping para onde viajaram
fica em uma floresta com uma linda paisagem. O canto dos pássaros é suave e por
sorte não há muitos turistas. No entanto, Carmen e o seu marido Rafa não
conseguem aproveitar o feriado. Exibição em HD.
O
Movimento
Direção: Benjamin Naishtat
(El Movimento, 2015, 70 minutos)
O filme revisita e reconstrói de maneira
apocalíptica a história da Argentina. O caos reina no país, em 1835, e os
Pampas se tornam uma terra sem lei e sem líder, constantemente em guerra. O
ambicioso Señor vê no caos uma oportunidade para se erguer como líder e ditador
do território e para atingir seus objetivos usa a força e o assassinato.
Exibição em HD.
P3ND3JO5
Direção: Raúl Perrone
(P3ND3JO5, 2013, 150 minutos)
Um musical sobre adolescentes em um subúrbio de
Buenos Aires. Exibição em HD.
A
Mulher dos Cachorros
(La Mujer de los Pejos, 2015, 98 minutos)
Llinás sobrevive em uma borda selvagem da cidade,
cercada por cães e por pouco. Pouco abrigo, poucos humanos. Uma história sobre
a solidão em seu modo majestoso, misterioso e triste. Exibição em blu-ray.
Dois
Disparos
Direção: Martín Rejtman
(Dos Disparos, 2014, 95 minutos)
Em um dia de verão particularmente quente, Mariano,
um adolescente de 16 anos, encontra uma arma de fogo ao procurar ferramentas em
sua casa, e acaba disparando contra si mesmo. Mas, para a surpresa de todos, inclusive
dos médicos, Mariano sobrevive com a bala dentro de algum lugar de seu corpo.
Seu único efeito colateral parece ser a misteriosa nota breve que emite ao
tocar com seus amigos. Mas o ato impulsivo de Mariano terá outras consequências
sobre as pessoas que o rodeiam. Exibição em HD.
O
Escaravelho de Ouro
Direção: Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund
(El Escarabajo de Oro, 2014, 102 minutos)
Todos lutam: cineastas europeus contra cineastas
latino-americanos; cinema independente contra fundos de financiamento para os
países emergentes; civilização contra a barbárie; Norte contra o Sul; piratas
contra piratas; um velho político do século XIX contra uma antiga poeta
feminista do século XIX; produtores contra diretores; Poe contra Stevenson;
Long John Silver contra o Capitão Smollett; aventura contra dinheiro; beleza
contra a ganância; busca pela Verdade e
Sabedoria contra a Hipocrisia e a Crueldade; ricos contra pobres; homens
contra mulheres; ficção vs. realidade. Todos lutam, mas apenas um ganha. Exibição
em blu-ray.
A
Princesa da França
Direção: Matias Piñeiro
(La princesa de Francia, 2014, 66 minutos)
Victor retorna a Buenos Aires após a morte de seu
pai e decide realizar um novo
projeto para sua antiga companhia de teatro. Mas essa se
mostra uma tarefa difícil, pois Victor deve reunir seu grande elenco feminino,
ligado ao diretor por uma série de laços românticos do passado. O filme é o
resultado de uma imersão de oito anos com o mesmo grupo de atores. Inspirado
pela peça de Shakespeare, Trabalhos de Amor Perdidos. Exibição em blu-ray.
Uma
Importante Pré-Estreia
Direção: Santiago Calori
(Un importante preestreno, 2015, 72 minutos)
O documentário conta a história por trás da história
da cinefilia de Buenos Aires nos anos sessenta, setenta e oitenta. Como o
espectador argentino conseguiu assistir filmes censurados ou banidos durante
certos períodos históricos do país, e como certos distribuidores de filmes
fizeram jogadas loucas de publicidade para lançar filmes. Exibição em HD.
Atlântida
Direção: Inés María Barrionuevo
(Atlantida, 2014, 88 minutos)
Argentina, 1987. É um dia quente de verão e uma
tempestade lentamente se aproxima da cidade. Lucia e sua irmã Elena lutam
contra o calor na piscina local, onde a fofoca é o principal esporte. Elena
conhece Ignacio, um médico com o dobro de sua idade, Lúcia encontra-se com Ana,
uma amiga de sua irmã, e juntos eles vão para a periferia da cidade. As duas
irmãs vivem um momento de iniciação, que começa e termina nessa tarde de
tempestade – e onde nada mais será o mesmo para elas. Exibição em blu-ray.
Yatasto
Direção: Hermes Paralluelo
(Yatasto, 2011, 95 minutos)
O documentário de estreia do diretor tem como
cenário Villa Urquiza, bairro pobre da periferia de Córdoba (Argentina). Nele,
três garotos são aprendizes de carroceiro. O filme acompanha sua rotina, a
transmissão dos conhecimentos que precisam adquirir com os mais velhos, seu
falar próprio e visão de mundo. Exibição em blu-ray.
GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
29 de março a 3 de abril de 2016
29 de março (terça)
19h – Coquetel
20h30 – Sessão de abertura com o filme Dois Disparos
30 de março (quarta)
20h – O Movimento
31 de março (quinta)
20h – P3ND3JO5
1 de abril (sexta)
20h – Projeto Raros: Uma Importante Pré-Estreia
2 de abril (sábado)
15h
– A Princesa da França
16h30 – O Escaravelho de
Ouro
18h30 – Histórias Extraordinárias
3 de abril (domingo)
15h – Salsipuedes
16h30 – A Mulher dos
Cachorros
18h30 – Atlântida
GRADE DE HORÁRIOS
SEGUNDA SEMANA
5 de
abril (terça)
20h – Salsipuedes + Yatasto
6 de
abril (quarta)
20h – O Escaravelho de Ouro
7 de
abril (quinta)
20h – Atlântida
8 de
abril (sexta)
20h – A Mulher dos Cachorros
9 de
abril (sábado)
15h – Histórias Extraordinárias
19h30 – P3ND3JO5 + debate com os curadores
10 de
abril (domingo)
15h – Dois Disparos
16h45 – A Princesa da França
18h – O Movimento
19h15 – Yatasto
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