A
partir de terça-feira, 9 de junho, três filmes entram em cartaz na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro
(3º andar). Os documentários Últimas
Conversas, de Eduardo
Coutinho e No Meio do Rio, Entre as Árvores, de Jorge Bodanzky, e a ficção alemã Top Girl ou a Deformação
Profissional, de Tatjana Turanskyj.
As sessões têm projeção digital em alta definição. O valor do ingresso é de R$ 8,00.
GRADE DE HORÁRIOS
09 de junho (terça-feira)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
10 de junho (quarta-feira)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
11 de junho (quinta-feira)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
12 de junho (sexta-feira)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
13 de junho (sábado)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
14 de junho (domingo)
15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre
as Árvores
17:45 – Top Girl ou a
Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
ÚLTIMAS CONVERSAS
Diretor:
Eduardo Coutinho
Brasil,
2014, 85 minutos
Classificação
Indicativa: 12 anos
Distribuição: Videofilmes
O
cineasta Eduardo
Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio
público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas atuais e expectativas
para o futuro.
Documentarista
renomado de filmes como "Cabra Marcado para Morrer", "Edifício
Master", "Jogo de Cena", e o mais recente "As
Canções", Coutinho morreu antes de finalizar "Últimas
Conversas". O projeto foi assumido por João Moreira Salles,
diretor e produtor da VideoFilmes, e pela montadora Jordana Berg. No longa,
Coutinho entrevista adolescentes da rede pública de ensino do Rio. Foram
filmados aproximadamente 30 jovens dos 250 inicialmente pesquisados. O material
bruto tem 32 horas. O cineasta os questiona sobre vida, amor, Deus, fé e outros
temas.
TOP GIRL OU A DEFORMAÇÃO PROFISSIONAL
Diretora:
Tatjana Turanskyj
(Top girl oder la déformation
professionnelle)
Alemanha,
2014, 95 minutos
Classificação
indicativa: 18 anos
Distribuição: Supo Mungam
Helena
é mãe solteira e vive com sua filha de 11 anos. Ela conseguiu atingir um
razoável sucesso em sua carreira como atriz, mas ganha a vida de fato como
acompanhante na indústria do sexo. Helena tem um relacionamento tenso com a
mãe, uma conservadora professora de canto, e está cada vez mais insatisfeita
com o seu trabalho. Ao conhecer David, uma nova oportunidade lhe é oferecida.
Helena agora trabalha vestida de látex e meia arrastão enquanto manipula
brinquedinhos sexuais. No novo papel de sua vida, ela é uma mulher com um desejo
incontrolável.
Tatjana
Turanskyj, diretora de cinema e artista performática desde 2001, ano em que
ajudou a fundar a
" Berlin Women's Film Collective Hangover Ltda.", da
qual foi membro até 2007, participando de seus filmes como atriz, corroteirista
e codiretora. O seu filme "Remake" (2004), da Collective, venceu o
Festival Internacional de Curtas de Oberhausen em 2005. Desde 2008, Tatjana
Turanskyj é sócia-proprietária da produtora Turanskyj & Ahlrichs ***, onde
realizou o seu primeiro projeto: o aclamado e premiado filme "Eine
Flexible Frau" (The Drifter, 2010), que participou dos festivais de Berlim
e Cannes, e primeira parte da trilogia Mulher e Trabalho. O seu segundo filme,
o segundo da trilogia, produzido pela Turanskyj & Ahlrichs ***, Top Girl ou
A Deformação Profissional, teve a sua première mundial na Seção Fórum do 64º
Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ela reside em Berlim e atualmente
está trabalhando na pós-produção do filme "Athens – Disorientation is no
Crime”, que dirigiu junto com a documentarista Marita Meher.
NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Diretor:
Jorge Bodanzky
Brasil,
2010, 70 minutos
Classificação
Indicativa: Livre
Distribuição: Raiz Filmes
Na
Amazônia, diversas moradoras das comunidades locais participaram de oficinas de
vídeo e fotografia. Com o conhecimento adquirido, os próprios alunos começam a
registrar as suas vidas cotidianas, destacando tanto a beleza natural da região
quanto as consequências negativas da exploração econômica dos recursos
disponíveis.
O
realizador paulistano já trabalhou ao lado de Hector Babenco, Antunes Filho,
Maurice Capovilla, José Agripino de Paula, Reinhard Kahn e João Batista Andrade ,
entre outros. Seu longa mais conhecido e premiado, “Iracema, Uma Transa
Amazônica” (1975), foi censurado por seis anos no Brasil. Também dirigiu “O
Terceiro Milênio” (1982), “A Igreja dos Oprimidos” (1986) e Pandemonium (2010).
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