O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (
Filme mais conhecido do diretor Julio García Espinosa, homenageado este ano pelo Festival de Gramado com o Kikito de Cristal (o qual não veio receber devido a razões de saúde), As Aventuras de Juan Quin Quin acompanha as peripécias de um herói picaresco, Juan Quin Quin (Júlio Martínez), que no contexto da Cuba pré-revolucionária vai assumindo diferentes papéis, de sacristão a artista de circo, de toureiro a plantador de café, até finalmente tornar-se membro das guerrilhas contra as tropas de Batista. Caracterizado por um humor pouco freqüente no cinema cubano daquele período, o filme de Espinosa incorpora à sua narrativa elementos da cultura pop, como os quadrinhos, os seriados e o western, o que lhe valeu comparações com o cinema de Godard.
O diretor Espinosa também tornou-se conhecido por haver redigido o manifesto “Por um Cine Imperfecto”, polêmico ensaio no qual propõe sua visão provocativa às linguagens padronizadas de certos filmes. A obra é considerada um dos maiores manifestos estilísticos sobre o chamado Novo Cinema Latino-americano.
As Aventuras de Juan Quin Quin será exibido numa cópia em DVD, com diálogos em espanhol e sem legendas. A entrada é franca.
As Aventuras de Juan Quin Quin (Las Aventuras de Juan Quin Quin). Cuba, 1967. Direção de Julio García Espinosa. Com Julio Martínez, Erdwin Fernández e Adelaida Raymat. Preto e branco. Duração: 105 minutos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário