terça-feira, 30 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL ESTREIA LONGA GAÚCHO DE HORROR


A Sala P. F. Gastal lança na sexta-feira, 2 de novembro (Dia de Finados), o longa gaúcho de horror Porto do Mortos. Escrito e dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro (que divide a produção com Isidoro B. Guggiana), Porto dos Mortos acompanha a jornada pós-apocalíptica do Policial (Rafael Tombini), personagem que caça um assassino serial místico conhecido como Passageiro (Adriano Basegio).

 Vencedor de dois prêmios internacionais e selecionado para mais de 30 festivais, entre eles o espanhol Festival de Cinema de Sitges (considerado o mais importante festival de cinema fantástico do mundo), Festival de Cinema Latino de Chicago e Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba), Porto dos Mortos (Beyond the Grave no exterior) alcançou status de filme de culto entre festivais de cinema “underground” e críticos de Internet ao redor do mundo. Em produção desde 2007 e rodado em HD na cidade de Porto Alegre (RS) e arredores, o filme tem orçamento estimado em 300 mil reais. Porto dos Mortos também pode ser assistido instantaneamente no serviço por assinatura Netflix em todo o Brasil, Estados Unidos e América Latina. Maiores informações podem ser encontradas na página do filme no Facebook: http://www.facebook.com/portodosmortosoficial


Porto dos Mortos marca a estreia na direção de longa-metragem de Pinheiro (33 anos), que também escreve e produz essa mistura de horror, road movie existencial e western spaghetti. "O primeiro filme estabelece sempre quem o cineasta é, qual sua personalidade. Talvez ainda não enxergue claramente, mas com a distância pode ser que eu veja todas as sementes de meus futuros filmes nesse primeiro momento criativo", acredita o diretor. A história de Porto dos Mortos acompanha a caçada de um policial a um maníaco sobrenatural por entre paisagens desoladas e estradas vazias povoadas apenas por mortos vivos. O policial encontra em seu caminho outros sobreviventes como o casal adolescente Atirador (Ricardo Seffner) e Nina (Amanda Grimaldi), o amistoso Franco (Alvaro Rosacosta), a grávida Adriene (Luciana Verch) e o truculento Ashley (Leandro Lefa), entre outros. "Criar Porto dos Mortos foi um processo que aconteceu em Porto Alegre. É um filme daqui, da nossa terra, e após circular durante esse tempo pelo mundo, é emocionante ver o filme voltar à cidade e o dispor ao olhar dos meus conterrâneos. Foi uma longa jornada para chegar até aqui", avalia Pinheiro.

Porto dos Mortos pode ser conferido na Sala P. F. Gastal em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. Nos dias 2, 3, 4 e 6 de novembro as sessões das 19h serão comentadas por diferentes membros da equipe técnica do filme. Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00. Classificação indicativa: 18 anos.

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro o cinema da Usina do Gasômetro também realiza as últimas sessões da mostra Sob Constante Ameaça, iniciada em 23 de outubro.


GRADE DE HORÁRIOS
30 de outubro a 4 de novembro de 2012

30 de outubro (terça-feira)
15:00 – A Vila (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – Os Pássaros (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – Exibição Bones and Brigade (evento fechado)

31 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Vampiros de Almas (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – Os Invasores de Corpos (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – Conversa com o fotógrafo Marcelo Leães sobre a exposição Onde Não Pensamos

1º de novembro (quinta-feira)
15:00 – Fim dos Tempos (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – A Noite dos Mortos Vivos (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – O Abrigo (Mostra Sob Constante Ameaça)
  
2 de novembro (sexta-feira)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o diretor, produtor e roteirista Davi de Oliveira Pinheiro e o produtor Isidoro B. Guggiana)

3 de novembro (sábado)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o supervisor de finalização e efeitos especiais Pedro Marques)

4 de novembro (domingo)
10:15 – Sessão Clube de Cinema (Porto dos Mortos)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o diretor de fotografia Melissandro Bittencourt e a diretora de arte Carmem Fernandes)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ENCONTRO COM O FOTÓGRAFO MARCELO LUBISCO LEÃES NA SALA P. F. GASTAL


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura convida para encontro com o fotógrafo Marcelo Lubisco Leães, dia 31 de outubro de 2012, às 19h, na Sala P. F. Gastal.

Marcelo Lubisco Leães atualmente ocupa a Galeria dos Arcos (térreo da Usina do Gasômetro) com a exposição Onde não Pensamos, que foi prorrogada até dia 18 de novembro.

No encontro, Marcelo, que além de fotógrafo é psicólogo e psicanalista, falará com o público sobre seu processo de trabalho, sobre psicanálise e sobre as relações entre as duas atividades. Na ocasião será lançado catálogo da mostra.

O trabalho de Marcelo põe em relevo que a fotografia não é mero reflexo da realidade em um plano bidimensional. Ela desfolha a realidade, revelando-a como plural, montagem complexa de infinitas facetas. Como em um palimpsesto, cada vista revela-se como um dado momento de um complexo jogo de sobreposições. Imagem sobre imagem. Cada imagem abre uma súbita janela sobre si mesma -- que é abertura para outra coisa. Como dizia Walter Benjamin, a fotografia implica um "inconsciente ótico". Há algo "onde não se pensa", no que se vê. Trata-se de um trabalho poético de problematização e crítica da condição humana e irracionalidade do nosso psiquismo. Onde Não Pensamos integra um eixo de uma pesquisa imagética que o artista desenvolve no campo da fotografia e da psicanálise com o uso do vidro e do método da deriva como ferramentas de discussão. (texto Marcelo Lubisco Leães e Tânia Rivera)

Encontro do Fotógrafo Marcelo Lubisco Leães
Dia 31 de outubro, às 19h
Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro
 ___________________________________

Visitação da exposição

Onde não Pensamos
Marcelo Lubisco Leães

Galeria dos Arcos
(andar térreo da Usina do Gasômetro)
até 18 de novembro – de terças a domingos - das 9 às 21h

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL REALIZA MOSTRA DE FILMES PARALELA À EXPOSIÇÃO SOB CONSTANTE AMEAÇA


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, inaugura em 20 de outubro, sábado, às 17h, a exposição Sob Constante Ameaça, que reúne obras de 15 artistas contemporâneos: Bjorn Melhus, Cinthia Marcelle & Tiago Mata Machado, Cyprien Gaillard, Dan Halter, Dinh Q. Le, Federico Alvarez, Guilherme Petters, Romain Gavras, Rodrigo Matheus e Laura Faerman, Romy Pocz, Shaun Gladwell, Skip Arnold e Veronika Veit. Paralelamente, a partir de 23 de outubro, terça-feira, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe uma mostra com dez filmes que refletem sobre os mesmos temas da exposição, a saber, a instabilidade sociopolítica e econômica, a ameaça ambiental e o sentimento de insegurança do mundo contemporâneo. Temas caros ao cinema americano, em particular, já a partir da Guerra Fria, nos anos 50, e retomados com força após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, geralmente usando o gênero da ficção científica como metáfora preferencial para representar tais sentimentos.

A mostra de filmes Sob Constante Ameaça tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.


MOSTRA DE FILMES
23 de outubro a 1º de novembro de 2012

Os Pássaros (The Birds), de Alfred Hitchcock (EUA, 1963, 119 minutos)
Quando a bela loira Melanie Daniel (Tippi Hedren) chega a Bodega Bay perseguindo o solteirão Mitch Brenner (Rod Taylor), ela é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros aparecem na cidade, numa crescente série de ataques. Logo Mitch e Melanie estão lutando por sua vidas contra uma força mortal que não pode ser explicada e tão pouco detida. Exibição em DVD.

Inimigo do Estado (Enemy of the State), de Tony Scott (EUA, França, 1998, 132 minutos)
Robert Clayton Dean (Will Smith), um advogado bem sucedido em Washington, inesperadamente recebe um vídeo que mostra a ligação entre um oficial de alto escalão da Agência Nacional de Segurança (Jon Voight) a um assassinato político. De uma hora para a outra a vida de Dean desmorona e ele se transforma em um alvo constante para a mais perigosa e treinada equipe do governo. Utilizando todos os meios para arruinar sua carreira e conseguir o vídeo de volta, a equipe inicia uma caçada sem tréguas, neste thriller eletrizante sobre os modernos aparatos de controle do Estado sobre os cidadãos. Exibição em DVD.

O Abrigo (Take Shelter), de Jeff Nichols (EUA, 2011, 120 minutos)
Pai de família (Michael Shannon) torna-se obcecado com a ideia da iminente chegada de uma tempestade apocalíptica, que iria destruir sua cidade. Para proteger sua família, começa a construir um abrigo, enquanto mergulha gradativamente na loucura. Exibição em DVD.

A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead), de George A. Romero (EUA, 1968, 96 minutos)
Grupo de pessoas busca abrigo numa fazenda para se proteger dos ataques de uma horda de mortos vivos. Clássico que lançou a onda dos filmes de zumbis, que logo se tornariam uma das metáforas mais recorrentes do cinema para representar os sentimentos de insegurança da nação norteamericana. Exibição em DVD.



Fim dos Tempos (The Happening), de M. Night Shyamalan (EUA/Índia, 2008, 90 minutos)
A história de estranhos eventos que ninguém consegue deter e que ameaça a vida da população mundial ao atacar seu instinto mais básico: a sobrevivência. Exibição em Blu-ray.


O Ovo da Serpente (The Serpent’s Egg), de Ingmar Bergman (EUA/Alemanha, 1977, 120 minutos)
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos. Exibição em DVD.

A Vila (The Village), de M. Night Shyamalan (EUA, 2004, 108 minutos)
Quando uma pequena e isolada cidade se encontra sob a constante ameaça das
criaturas que habitam seus arredores, um homem determinado decide enfrentar o desconhecido e mudar para sempre o futuro da comunidade. Exibição em Blu-ray.

Cloverfield – Monstro (Cloverfield), de Matt Reeves (EUA, 2008, 85 minutos)
Do visionário produtor J.J. Abrams (do seriado Lost), uma eletrizante produção sobre o ataque de um monstro a Nova York registrado por uma câmera amadora que mostra o ponto de vista de quem tenta desesperadamente sobreviver ao terror do completo aniquilamento. Exibição em Blu-ray.

 Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers), de Don Siegel (EUA, 1958, 80 minutos)
Após um congresso médico, Dr. Miles retorna à Santa Mira, uma pequena cidade na Califórnia, e estranha os relatos de vários pacientes que insistem que seus familiares são impostores. A princípio encara o fato com ceticismo, mas alguns dias depois é testemunha de um estranho caso envolvendo seus amigos. Um dos filmes mais paranóicos da época áurea da ficção científica na década de 1950. É ao mesmo tempo uma alegoria ambígua sobre a Guerra Fria, e um conto de terror sobre extraterrestres. Exibição em DVD.

Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers), de Philip Kaufman (EUA, 1978, 115 minutos)
Esta refilmagem do clássico Vampiros de Almas, dirigido por Don Siegel em 1958, está à altura do original. Uma assustadora metáfora sobre a paranóia da infiltração, a partir da história de um homem que começa a perceber estranhas mudanças de comportamento entre os moradores de sua cidade. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

PRIMEIRA SEMANA

23 de outubro (terça-feira)
15:00 – Vampiros de Almas 
17:00 – Os Invasores de Corpos 
19:00 – Os Pássaros

24 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Cloverfield – Monstro
17:00 – A Vila 
19:00 – Fim dos Tempos 

25 de outubro (quinta-feira)
15:00 – O Ovo da Serpente
17:00 – Os Invasores de Corpos
19:00 – Inimigo do Estado

26 de outubro (sexta-feira)
15:00 – A Vila
17:00 – Vampiros de Almas 
19:00 – O Abrigo

27 de outubro (sábado)
15:00 – Os Invasores de Corpos 
17:00 – Os Pássaros 
19:00 – O Ovo da Serpente

28 de outubro (domingo)
15:00 – A Noite dos Mortos Vivos
17:00 – Cloverfield – Monstro 
19:00 – Inimigo do Estado 

SEGUNDA SEMANA

30 de outubro (terça-feira)
15:00 – A Vila 
17:00 – Os Pássaros

31 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Vampiros de Almas
17:00 – Os Invasores de Corpos

1º de novembro (quinta-feira)
15:00 – Fim dos Tempos
17:00 – A Noite dos Mortos Vivos
19:00 – O Abrigo

CURADORIA DA MOSTRA DE FILMES
Marcus Mello

APOIO MOSTRA DE FILMES
MPLC 
E O Vídeo Levou

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO
Bernardo José de Souza

APOIO EXPOSIÇÕES
Casa Valduga
Atelier de Massas
Copacabana
Gambrinus
Le Bistrot
Moeda
Restaurante Marcos


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Anna  Schwartz Gallery
Aparato TV
Galeria Vermelho
Galeria Fortes Vilaça
Iconoclast
P.P.O.W. Gallery
Spencer Brownstone Gallery
Sprüth Magers Berlin


DETALHES DA MOSTRA
sobconstanteameaca.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SEMINÁRIO NACIONAL DISCUTE CINEMA E EDUCAÇÃO


Discutir as diferentes possibilidades e benefícios do uso do audiovisual no processo de aprendizagem na escola, este é o principal objetivo do Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação, que ocorre em Porto Alegre nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, na Sala P. F. Gastal (Centro Cultural Usina do Gasômetro – 3º andar). O evento é uma das ações que marca o início da quarta edição do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiamento do Ministério da Educação, através do programa Mais Educação.

Este encontro pretende constituir um importante espaço de reflexão sobre o tema, e terá um desdobramento a partir da publicação das falas dos painelistas convidados, que darão origem ao primeiro número dos Cadernos de Alfabetização Audiovisual, a ser lançado em 2013. O seminário está estruturado em torno de três mesas, que reúnem algumas das principais autoridades no assunto no País, além de contar com a participação do uruguaio Ricardo Casas, diretor do Divercine – Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, considerado o maior festival do gênero na América Latina, que acontece desde 1992 na capital uruguaia.

O Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação tem entrada franca e é aberto ao público, mediante inscrições prévias pelo telefone (51) 3289-8134. Os participantes que tiverem 100% de presença receberão certificado.


MESAS DE DEBATE

ESCOLA E AUDIOVISUAL NO BRASIL (19 de outubro, sexta-feira, às 19h)

Painelistas:

Adriana Fresquet – Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/UFRJ), coordena o projeto de pesquisa “Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação” e o programa de extensão “Cinema para Aprender e Desaprender” CINEAD, que desenvolve projetos de introdução ao cinema com professores e estudantes de Educação Básica dentro e fora da escola. Coordena com Hernani Heffner (MAM-Rio) a coleção Cinema e Educação, co-edição da Booklink-LISE/UFRJ, e com Inés Teixeira a Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Marília Franco – Graduada em cinema, Mestre e Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). É professora assistente doutor do Departamento de Cinema Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes – USP. Ministrou cursos em Portugal, Espanha, Cuba e Venezuela. Foi diretora docente da Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba. Criou e dirigiu a TV USP – CNU-SP. Atua também na área de preservação audiovisual através do CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, tendo sido presidente da 1a. diretoria da ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (2011/12).

Mediação: Maria Carmen Barbosa


EXPERIÊNCIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO AUDIOVISUAL (20 de outubro, sábado, às 9h)

Painelistas:

Ivana Bentes – Pesquisadora na área de Comunicação e Cultura com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea, professora e pesquisadora da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. É Doutora em Comunicação pela UFRJ, coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ, ponto de articulação de ações em Cultura Digital. Atualmente desenvolve as pesquisas:  “Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo” (pesquisa CNPQ) e  "Periferia Global"  sobre o imaginário e as ações vindas das favelas e periferias no audiovisual brasileiro e no cenário global e suas redes de articulação. É diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.

Cavi Borges – Cineasta e produtor carioca, dirigiu 20 curta-metragens e 4 longas e produziu outros 60 curtas e 15 longas com os quais ganhou 117 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Fundou a  Cavídeo, inicialmente uma locadora que se tornou referência no Rio de Janeiro pelo seu acervo de filmes e que depois se tornou produtora e distribuidora de filmes. Em 2008 ganhou o prêmio de Jovem Empreendedor do Cinema Brasileiro, indo para Londres representar o Brasil na etapa mundial. Em 2009 realizou o projeto Mateus, o Balconista, série de filmes para celular que se transformou em uma série na Internet, migrou para a televisão e se tornou o primeiro longa metragem realizado para os celulares: Vida de Balconista. Em 2010 dirigiu o  curta metragem  A Distração de Ivan, que  foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes. Atualmente está dirigindo o longa documental  Cidade de Deus - 10 Anos Depois.

Moira Toledo – Doutora em Cinema pela ECA/USP, dirigiu diversos curtas-metragens e documentários para a TV Cultura, além de vídeos educativos. Atuou como educadora e colaboradora pedagógica em projetos como o Projeto Perifa e as Oficinas Kinoforum, entre outros. Atuou no Canadá, como curadora do aLucine – Toronto Latino Film and Video Festival, em 2003, onde participou também como júri em 2005 e 2006. Coordena, desde 2004, o projeto Formação do Olhar do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, desenvolvido na periferia da capital paulista, e é supervisora pedagógica das Oficinas Tela Brasil (realizadas pela cineasta Laís Bodanzky).

Mediação: Felipe Diniz


INFÂNCIA E AUDIOVISUAL (20 de outubro, sábado, às 14h)

Liliana Sulzbach – Jornalista e mestre em Ciência Política pela UFRGS. Estudou Ciências da Comunicação na Freie Universität Berlin. Sócia-diretora da Tempo Porto Alegre, foi coordenadora de produções e do Núcleo de Cinema e Televisão da Zeppelin Filmes, de 1996 a 2008. Coordenadora Nacional do INPUT (International Public Television Conference) de 2001 a 2004. Trabalhou como produtora independente para a Hamburger Kino Kompanie/Hamburgo, M.Schmiedt Produções, Spiegel TV Alemanha, onde participou de alguns longas-metragens e realizou inúmeros filmes documentários.  Suas principais obras audiovisuais são A Invenção da Infância, O Branco, O Cárcere e a Rua e a série Sonho de Guri. Recentemente lançou o documentário A Cidade.

Luiza Lins – Foi produtora do Programa A Escola TV, do Governo de Santa Catarina, e de vários outros programas educativos. Em 2002, criou a empresa Lume Produções Culturais. Idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebendo Moção de Aplauso da Câmera de Vereadores de Florianópolis e  Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza. Foi homenageada no Festival de Atibaia em 2011 pelo trabalho realizado. Foi vencedora, por duas vezes, do Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura. Participou na equipe de curadoria infantil da Programadora Brasil/MinC em 2008/2009 Em 2012 recebeu o Prêmio Pontinho de Cultura do Ministério da Cultura pelo trabalho de divulgação e circulação de filmes infantis brasileiros. Realiza mostras de cinema para crianças em várias cidades catarinenses e de todo Brasil. 

Ricardo Casas – Criou, em 1992, e dirige, desde então, o Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens – Divercine, evento que ocorre anualmente no Uruguai. Em 2003, foi jurado convidado pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), na seção Kinderfilmfest (Cinema para Crianças). No mesmo ano cria o IMAN –Instituto Audiovisual para Crianças e Jovens, do Uruguai. Criou e programou, em 2005, o I Festival Internacional de Animação "Anima Salto", na cidade de Montevidéu (Uruguai). Em 2006 integrou o Júri Oficial do Festival Internacional de Cinema Jovem Pamplona (Espanha), onde recebeu o Prêmio "Educatif" por seu trabalho com o Divercine. No mesmo ano dirige o programa para TV Nacional, feito para crianças e com crianças, chamado A Banda. Em 2007, recebeu a distinção Amigo do Cinema Infantil no Festival de Florianópolis.

Mediação: Marcus Mello

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL REALIZA MOSTRA EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO HERÓI JAMES BOND


A Sala P. F. Gastal realiza entre os dias 16 e 21 de outubro a mostra James Bond – 50 Anos, que comemora o cinquentenário de lançamento do primeiro filme da série do popular espião imortalizado pelo ator escocês Sean Connery, 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No). Dirigido pelo inglês Terence Young, este exemplar inicial da série, que traz a célebre sequência em que a atriz Ursula Andress sai do mar com um biquini branco, teve sua première em Londres no dia 5 de outubro de 1962 (no Brasil, o filme só estrearia no ano seguinte, em 7 de setembro de 1963). A partir daí, Connery estrelaria outros cinco filmes da série, associando para sempre sua imagem à do espião sedutor com licença para matar: além de 007 Contra o Satânico Dr. No, Moscou Contra 007 (1963), 007 Contra Goldfinger (1964), 007 Contra a Chantagem Atômica (1965), Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967) e 007 – Os Diamantes São Eternos (1971). Nos anos 80, já maduro e longe da popularidade que gozou nas décadas de 60 e 70, o ator retornaria ao personagem em 007 – Nunca Mais Outra Vez (1983), único dos títulos que não integra a pequena retrospectiva dedicada a Bond pela Sala P. F. Gastal.

Os filmes serão apresentados em suas cópias digitais de alta definição recentemente restauradas e lançadas em Blu-ray, o que assegura uma projeção de excelente qualidade, especialmente agora que a Sala P. F. Gastal instalou seu novo projetor Full-HD. A mostra James Bond – 50 Anos tem o apoio distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.

Nos dias 19 (às 19h) e 20 (às 9h e às 14h), a Sala P. F. Gastal também sedia o Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação, uma das ações do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Educação da UFRGS, com financiamento do Ministério da Educação.

Todas as sessões da mostra têm ingresso a R$ 3,00.

PROGRAMAÇÃO

007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No), de Terence Young (Inglaterra, 1962, 110 minutos)
James Bond (Sean Connery) investiga o desaparecimento de um agente britânico. Em meio às suas investigações ele descobre o esconderijo do Dr. No (Joseph Wiseman), um gênio louco que pretende desviar o rumo de foguetes americanos.

Moscou Contra 007 (From Russia with Love), de Terence Young (Inglaterra, 1963, 115 minutos)
James Bond (Sean Connery) é incumbido de ajudar uma bela agente soviética a fugir de seu país, para então tentar recuperar uma leitora de códigos na embaixada russa, em Londres. Porém, Bond não sabe que a temível organização criminosa Spectre organizou esta armadilha no intuito de executá-lo.






007 Contra Goldfinger (Goldfinger), de Guy Hamilton (Inglaterra, 1964, 110 minutos)
James Bond (Sean Connery) é encarregado de espionar Goldfinger (Gert Fröbe), um poderoso milionário cujas remessas de ouro por diversos países podem esconder ações criminosas. Após ser capturado, Bond descobre que o plano de Goldfinger é bem maior que simples remessas de ouro: ele pretende roubar nada mais nada menos do que as reservas americanas de ouro, guardadas no Forte Knox.



007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball), de Terence Young (Inglaterra, 1965, 130 minutos)
James Bond (Sean Connery) tenta evitar a destruição de Miami por meio de uma super bomba, roubada pela SPECTRE, que exige um pagamento de 100 milhões de dólares em diamantes, para não cumprir a ameaça de explodir a cidade.




Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice), de Lewis Gilbert (Inglaterra, 1967, 117 minutos)
Durante uma missão de rotina no espaço, uma nave americana desaparece misteriosamente da sua órbita. Os americanos suspeitam dos soviéticos e pensam em uma retaliação. No entanto, os ingleses se mantêm mais cautelosos, após existirem possibilidades da nave ter pousado perto do Mar do Japão. Assim, 007 (Sean Connery) vai investigar o caso, mas quando os soviéticos perdem uma espaçonave nas mesmas circunstâncias, Bond tem poucos dias para resolver esta missão e evitar a Terceira Guerra Mundial.


007 – Os Diamantes São Eternos (Diamonds are Forever), de Guy Hamilton (Inglaterra, 1971, 120 minutos)
Quando o governo britânico suspeita da existência de uma rede mundial de contrabando de diamantes, 007 (Sean Connery) é chamado para investigar. Ele logo descobre a extensão do problema e viaja para a América, onde o milionário proprietário de um cassino é suspeito de estar por trás de tudo. Só que ele é ninguém menos que Ernst Stavro Blofeld (Charles Gray), o arquiinimigo de James Bond, que sabe exatamente o que tem de fazer, principalmente quando as mais poderosas potências nucleares do planeta estão envolvidas.





GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 16 a 21 de outubro de 2012

Terça-feira (16 de outubro)
15:00 – 007 Contra o Satânico Dr. No
17:00 – Moscou Contra 007
19:00 – 007 Contra Goldfinger

Quarta-feira (17 de outubro)
15:00 – Com 007 Só Se Vive Duas Vezes
17:00 – 007 – Os Diamantes São Eternos
19:00 – 007 Contra a Chantagem Atômica

Quinta-feira (18 de outubro)
15:00 – Moscou Contra 007
17:00 – 007 Contra o Satânico Dr. No
19:00 – Com 007 Só Se Vive Duas Vezes 

Sexta-feira (19 de outubro)
15:00 – 007 Contra a Chantagem Atômica
19:00 – Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação

Sábado (20 de outubro)
09:00 – Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação
14:00 – Seminário Nacional Sobre Cinema e Educação
19:00 – 007 Contra Goldfinger

Domingo (21 de outubro)
15:00 – Com 007 Só Se Vive Duas Vezes
17:00 – 007 Contra o Satânico Dr. No
19:00 – 007 – Os Diamantes São Eternos 


Apoio

MPLC 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL RECEBE MOSTRA INDIE E REALIZA ÚLTIMAS SESSÕES DO DOCUMENTÁRIO REFERENDO


A Sala P. F. Gastal recebe a partir de terça-feira, 9 de outubro, a itinerância da Mostra Indie, um dos festivais internacionais de cinema mais importantes do país.

Ao longo de uma semana, o público cinéfilo local poderá entrar em contato com alguns dos highlights da Indie 2012, a começar pelo premiadíssimo longa brasileiro O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, de quem a Sala P. F. Gastal já exibiu o documentário Crítico
O som ao Redor
Uma seleção das retrospectivas dedicadas pela Indie 2012 ao diretor russo Aleksey Balabanov, ao norte-americano Charles Burnett e ao japonês Kazuyoshi Kumakiri se incluem desde logo entre os momentos históricos na trajetória da Sala P. F. Gastal. Balabanov é tido como um dos grandes cronistas da Rússia pós-glasnost. Burnett foi considerado pelo jornal The New York Times "o mais talentoso entre os cineastas negros do cinema americano". Kumakiri, a partir do sucesso internacional do cultuado Banquete das Bestas (1997), vem construindo uma obra aclamada por sua inusitada combinação de horror e denúncia política. 
Banquete das Bestas
Vale destacar ainda, entre outras atrações, a estreia do último filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, Hotel Mekong, lançado este ano no Festival de Cannes. Depois de apresentar pela primeira vez na capital gaúcha as obras-primas Mal dos Trópicos e Síndromes e um Século, o novo Apichatpong inaugura a programação da Indie 2012 na Sala P. F. Gastal, oportunizando novamente aos seus frequentadores o contato com a filmografia deste que é um dos principais artistas contemporâneos em atividade.
Hotel Mekong
Toda a programação da Mostra Indie tem entrada franca.

Nos dias 10 e 11 de outubro, nas sessões das 15h, também acontecem as últimas exibições do documentário Referendo, de Jaime Lerner. Referendo é um documentário sobre a questão do desarmamento em nosso país, um tema polêmico por tocar em questões muito delicadas. No dia 23 de outubro de 2005 o Brasil votou em uma eleição incomum. Não se tratava de eleger partidos ou representantes para cargos legislativos ou executivos. A questão era responder SIM ou NÃO a uma única pergunta: “O comércio de armas e munição deve ser proibido no Brasil?” A discussão, que teve início na época, perdura até hoje, pois diz respeito a cada um de nós. O filme se propõe a estimular essa troca de ideias, com revelações surpreendentes, numa estrutura de grande debate. Jaime Lerner já dirigiu os longas Harmonia e Porto Alegre, Meu Canto no Mundo (com Cícero Aragon). Atualmente finaliza seu próximo projeto, o documentário de média-metragemDyonélio, sobre o escritor Dyonélio Machado.
  
As sessões de Referendo têm ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00.


GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 9 a 14 de outubro de 2012

Terça-feira (9 de outubro)
19:00 – Coquetel de abertura da Mostra Indie, seguido da exibição de Hotel Mekong, de Apichatpong Weerasethakul

Quarta-feira (10 de outubro)
15:00 – Referendo
17:30 – Quando a Noite Cai (Mostra Indie) – digital
19:30 – O Som ao Redor (Mostra Indie) – 35mm

Quinta-feira (11 de outubro)
15:00 – Referendo
17:30 – O Casamento do Meu Irmão (Mostra Indie) – 35mm
19:30 – Kichiku: Banquete das Bestas (Mostra Indie) – 35mm

Sexta-feira (12 de outubro)
15:30 – É Possível que a Beleza Tenha Fortalecido Nossa Determinação (Mostra Indie) – digital
17:30 – Vestígio (Mostra Indie) – digital
19:30 – Apenas o Vento (Mostra Indie) – digital

Sábado (13 de outubro)
15:30 – Hotel Mekong (Mostra Indie) – digital
17:30 – Irmão (Mostra Indie) – 35mm
19:30 – Esboços da Cidade de Kaitan (Mostra Indie) – 35mm

Domingo (14 de outubro)
15:30 – 3.11 Sentir-se em Casa (Mostra Indie) – digital
17:00 – Cargo 200 (Mostra Indie) – 35mm
19:00 – O Matador de Ovelhas (Mostra Indie) – 35mm

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CLÁSSICO DO CINEMA AFRICANO NA SESSÃO AURORA


Promovida todos os meses pela revista de crítica de cinema Aurora na Sala P. F. Gastal, a Sessão Aurora apresenta no sábado, dia 6 de outubro, às 18h30, o longa-metragem de estreia de Ousmane Sembène, A Negra de... (1966), filme que o projetou internacionalmente. Cineasta senegalês, considerado o pai do cinema africano, Sembène foi precursor na realização de filmes africanos pós-colonialismo, com duras críticas à burguesia, à religião, ao sexismo e ao racismo. Após a sessão, acontece debate com os editores da revista Aurora. A entrada é franca.

Vítima de tudo aquilo que buscou denunciar, Sembène realizou seu primeiro curta com 40 anos (L'Empire Sonhrai, 1963), sendo que seu primeiro longa foi lançado quando já tinha 43. O filme é baseado em um conto homônimo (de 1961) do próprio Sembène e trata de uma jovem senegalesa que vai para a França trabalhar para o casal que a empregava em Dakar. Chegando ao país colonizador, Diouana percebe que o sonho de participar da sociedade europeia como igual não se consuma, mas apenas a perpetuação de suas raízes escravagistas e racistas. Aos poucos ela começa a rebelar-se contra seus patrões e negar sua força de trabalho, seu único bem na terra “do outro”. Explorando o colonialismo sem meias palavras, Sembène constrói uma história que representa um pouco a ideia da independência dos países africanos de seus colonizadores europeus (no caso do Senegal, a França) e suas consequências para o povo.


Sembène, um dos poucos cineastas da África subsaariana que conseguiu reconhecimento internacional à época em que estava iniciando na realização de filmes, foi, antes, escritor de fôlego. Escreveu e posteriormente adaptou para o cinema alguns de seus romances e contos, entre eles A Negra de... e Xala.

A Negra de... (La Noire de...). Senegal, 1966, P&B, 65 minutos. Direção: Ousmane Sembène. Com Mbissine Thérèse Diop, Anne-Marie Jelinek, Robert Fontaine, Momar Nar Sene, Ibrahima Boy, Bernard Delbard, Nicole Donati, Raymond Lemeri. O filme será exibido em DVD.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL LANÇA DVD E PROMOVE MOSTRA COM FILMES REALIZADOS POR ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Dia 4 de outubro, às 19h, acontece na Sala P. F. Gastal o lançamento do DVD Luz Câmera EducAção, evento que lança a 4º edição do Programa de Alfabetização Audiovisual. O Programa é um amplo projeto de ação educativa envolvendo cinema e escola, que tem como objetivos aproximar o público escolar da arte cinematográfica, propor a reflexão sobre a linguagem audiovisual dentro do ambiente escolar, propiciar ao aluno da Rede Municipal de Ensino o contato com a realização audiovisual e, ainda, incentivar a formação de novos públicos para o cinema brasileiro. O Programa de Alfabetização Audiovisual é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, com parceria da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, através do Programa Mais Educação.

alunos da EMEF Chico Mendes

O DVD a ser lançado contém, além do documentário Luz Câmera EducAção, com roteiro e direção  de  Felipe Diniz, mais sete curta-metragens roteirizados, produzidos, filmados e finalizados por estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, realizados dentro das Oficinas de Realização Audiovisual, ação que integra o Programa de Alfabetização Audiovisual. O documentário registra as diferentes ações do projeto ao longo de 2012, reunindo as reflexões de cineastas, educadores e estudantes sobre a relação do audiovisual no contexto da escola. O lançamento do DVD Luz Câmera EducAção é gratuito e aberto a professores, estudantes, profissionais da área de cinema e público em geral.
                                                                         
alunos da EMEF Vereador Martim Aranha

Ao longo de 2 a 5 de outubro o Programa de Alfabetização Audiovisual promove ainda a II Mostra Olhares da Escola. A mostra reúne parte da produção dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre realizada através de projetos pedagógicos envolvendo audiovisual e fotografia durante o ano letivo de 2012. O projeto destina-se a dar visibilidade aos trabalhos com imagem, com ou sem som, produzidos nas escolas, acompanhado de debates com os estudantes realizadores sobre cada um dos projetos apresentados, incentivando a reflexão sobre a produção audiovisual e fotográfica no contexto escolar. Os trabalhos a serem apresentados foram selecionados a partir de inscrições feitas pelos professores que orientaram o processo de cada projeto. Participam alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As sessões da Mostra Olhares da Escola também acontecem na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e são fechadas aos grupos de estudantes da rede pública, realizadores dos projetos selecionados e aos seus professores.

alunos da EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro

O que: Lançamento do DVD Luz Câmera EducAção + II Mostra Olhares da Escola
Quando: 4 de outubro, às 19h (lançamento do DVD) / 2 a 5 de outubro (mostra)
Onde: Sala P. F. Gastal, Usina do Gasômetro (3º andar)
Av. Presidente João Goulart, 551/3º andar

Contato:
Juliana Costa
(51) 3289-8134
(51) 9811-3529

e-mails:extensaoaudiovisual@gmail.com
              alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com